photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

VADER
“Welcome To The Morbid Reich”
[CD – Nuclear Blast]

Numa mais ou menos certa homenagem à demo de 1990, “Morbid Reich”, uma das mais vendidas de sempre a nível planetário (dez mil cópias vendidas), os magnânimos Vader estão de volta dois anos depois de “Necropolis”. Com uma regularidade de lançamentos apreciável, o grupo liderado pelo guitarrista/vocalista Piotr “Peter” Wiwczarek continua a abandeirar em arco o seu portentoso death metal que parece não ter como se tornar entediante. E a culpa não pode ser de outro senão de “Peter”, o único elemento sobrevivente da já longínqua formação original de 1983, que agora se reúne de três novos companheiros.

Nesta fase do campeonato já se percebeu que os Vader não são de desiludir, mesmo que nem sempre seja possível serem soberbos. Mas é difícil encontrar paralelo em termos de consistência no metal em geral. Contudo, este nono capítulo da sua discografia vai buscar um pouco da costela thrash e speed metal do início da sua carreira, como se pode ouvir em “Only Hell Knows” e “Decapitated Saints”, com uma, já agora, estonteante debitação de palavras por parte de “Peter”, um pouco do ambiente mais sinfónico e dark de “Impressions In Blood” pela intro “Ultima Thule” e pelo interlúdio “They Are Coming…”, e ainda algum do balanço esmagador de “Necropolis”, em temas como “I Am Who Feasts Upon Your Soul” e “Black Velvet And Skulls Of Steel”.

A velocidade, a técnica e os solos de guitarra (e claro está a voz única de “Peter”) continuam a ter a marca inconfundível e de qualidade inegável de um dos próprios precursores do death metal. Numa altura em que até os Behemoth podem ser mais populares e os Decapitated estão a tentar renascer das cinzas, é na inabalável convicção dos Vader no seu som que reside a grande diferença da banda para os demais conterrâneos, e não só. É que continua a haver aqui qualquer coisa dissipada, mas palpável, que vulgarmente chamaríamos de “cheirinho” underground, que faz dos Vader um daqueles nomes colocados ao alto da nossa consideração e respeito. [8.5/10] N.C.

Estilo: Death metal

Discografia:
- “The Ultimate Incantation” [CD – 1992]
- “De Profundis” [CD – 1995]
- “Black To The Blind” [CD – 1997]
- “Litany” [CD – 2000]
- “Revelations” [CD – 2002]
- “The Beast” [CD – 2004]
- “Impressions In Blood” [CD – 2006]
- “Necropolis” [CD – 2009]
- “Welcome To The Morbid Reich” [CD – 2001]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...