photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Associação Portuguesa de Bancos - "Era melhor ter pago os depósitos e fechado o BPN"

O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), António de Sousa, admitiu esta quarta feira que o Governo “demorou muito tempo” a vender o BPN.

“Ninguém sabe ao certo ainda qual será a conta final do banco, mas o total dos depósitos é só de 4 mil milhões de euro”, explicou o porta-voz dos banqueiros, sublinhando que “daqui a pouco o prejuízo é maior do que o valor dos depósitos lá existentes”. “No limite, era melhor ter pago os depósitos e fechado o banco”, defendeu.

António de Sousa, falava na Comissão de Orçamento e Finanças, respondendo a uma interpelação do deputado do BE Pedro Filipe Soares.

"NOS PRÓXIMOS TRÊS ANOS A BANCA VAI DAR PREJUÍZO"
O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), António de Sousa, admitiu esta quarta feira que a banca vai passar por um período negro ate 2013, data que coincide com o final do programa de ajustamento da troika.

“Nos próximos três anos a banca vai dar prejuízo, isso é claríssimo”, afirmou o responsável da APB na Comissão de Orçamento e Finanças que está a analisar a proposta de lei da recapitalização da banca.

António de Sousa admitiu mesmo que o sector só não deu prejuízo anteriormente porque teve lucro noutras actividades, como seguros e a área internacional. E recordou que no último trimestre, dos cinco maiores bancos, quatro já tiveram resultados negativos. Por isso, o porta-voz dos banqueiros reconheceu ser fundamental para os investidores que sejam claras as regras de recapitalização. “Se não houver clareza será muito difícil que alguém ponha dinheiro [na banca]”, alertou.

Por Diana Ramos in Correio da Manhã
Fotografia: Lusa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...