«Odeio a internet»: Wayne Static [Static-X]
Wayne Static, mentor dos Static-X e actualmente embarcado num projecto a solo, expressou à Away Team a sua discórdia quanto ao desenvolvimento da internet e o seu papel no mundo em geral. O vocalista e guitarrista norte-americano diz mesmo “odiar a internet” e desejar que esta “morra”.
“Penso que veio arruinar muitas coisas. Arruinou a música, as capacidades sociais das pessoas, as edições impressas… arruinou o mundo. É a Skynet do “Exterminador Implacável” – será o fim da civilização como a conhecemos”, disse Wayne Richard Wells, de seu verdadeiro nome, quando incitado a basear-se na sua vasta experiência para projectar o futuro.
Todavia, o músico é da opinião de que o streaming é uma boa ferramenta para aliciar o consumidor a comprar discos. “Enquanto não passar do streaming, está tudo bem. Tive o meu álbum disponível para escuta durante uma semana antes de sair, porque é positivo, as pessoas vão falar dele.”
A convicção de Static é a de que “as pessoas que compram CD’s vão fazê-lo e as que não compram não o vão fazer na mesma”.
No entanto, descansa sobre um facto: “O streaming refere-se a áudio de baixa qualidade e não é possível fazer download. E mesmo que hajam programas que o façam o áudio continua a não ter qualidade.”