photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - '77 - "High Decibels"

´77
“High Decibels”
[CD – Listenable Records]

Uns segundinhos e o tresando a AC/DC. Parece cada vez mais evidente a aposta nos sons clássicos por parte das editoras como forma de surpreender os melómanos que têm cada vez mais dificuldades em encontrar trabalhos inovadores nos dias que correm. Então a solução é olhar para trás e ao menos (re)viver o que de bom o estilo deixou nos seus tempos áureos.

Depois dos australianos Electric Mary, a puxarem a si o rock clássico com uma costela stoner, seguem-se os espanhóis ’77 na lista da Listenable Records numa tendência revivalista cada vez mais vincada (problematicamente descarada, neste caso) do hard rock mais puro, com óbvio apego aos AC/DC. Compreende-se o “frenesim” dos músicos e os seus sonhos molhados, mas deixa de ser tão engraçado quando ficamos com a sensação de que a única preocupação é emular um ídolo ou uma referência.

A única ressalva poderá ser a voz de Armand, apesar de soar ali a uma mistura entre Bon Scott e Lenny Kravitz. Quanto ao resto, desde o som vintage das guitarras à bateria “monorrítmica”, tudo fica a dever ao icónico grupo australiano.

O problema é que os ’77 falham naquilo que é essencial neste contexto – criar verdadeiros hinos para entoar em uníssono em grandes estádios. Talvez tanto não fosse de exigir, pois sabemos que o ADN dos AC/DC não é clonável, mas fica um sabor muito destemperado ao longo destes dez temas, com excepção feita a "Gimme A Dollar". Não basta pegar no que foi feito com imensa genuinidade há décadas atrás e tentar reproduzi-lo nos nossos instrumentos. É preciso que a atitude venha de dentro e se dê a entender cá para fora um pouco de vontade própria, o que é perfeitamente compatível com influências rígidas e vincadas. Para além de que é preciso discernir que revivalismo não é sinónimo de “preguiça” criativa.

Mas como nem tudo é negativo, é de realçar a enorme sensibilidade rockeira e competência interpretativa dos ’77. Agora é só pensarem em começar a arranjar argumentos próprios para também aspirarem a subir aos palcos de grandes estádios. [6.6/10] N.C.

Estilo: Rock

Discografia:
- “21st Century Rock” [CD – 2009]
- “High Decibels” [CD – 2011]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...