photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Betraying The Martyrs - "Breathe In Life"

BETRAYING THE MARTYRS
“Breathe In Life”
[CD – Listenable Records]

O EP de estreia destes franceses, “The Hurt, The Divine, The Light”, lançado em 2009, terá fortemente seduzido a editora sua conterrânea e seus intentos de agarrar uma tendência que ameaça instaurar-se como o próximo upgrade do deathcore – o deathcore sinfónico.

Uma imponente introdução orquestral faz-nos pensar imediatamente num universo Dimmu Borgir, elemento este que acaba por ser basilar para todos os arranjos, e não são poucos, que se ouve ao longo de todo este trabalho, extensíveis às guitarras que em “Man Made Disaster” criam mesmo um ambiente black metal ao jeito dos ícones noruegueses.

Todavia, os principais tópicos sonoros destes 11 temas são o deathcore moderno com berros corrosivos e refrões emo (mas com uma voz muito digna, diga-se) aliados a uma produção muito cheia. O groove, os breakdowns e os acordes dissonantes são, como não podiam deixar de ser, usuais nas composições do colectivo parisiense, com a bateria, por vezes, disparada a um ritmo frenético, em regime blastbeat, e as guitarras de sete cordas a “roncar” algo mais balançado.

Muito competentes a nível técnico e coesos em termos de composição, os Betraying The Martyrs dispõem de uma variada paleta de cores que os possibilita satisfazer os fãs de sons modernos com pressupostos ear friendly, mas sem prescindir de algum espírito aventureiro e experimental, apesar de o deathcore sinfónico já ter sido explorado antes, com especial enfoque nos Winds Of Plague.

Resta apenas saber se o timming em que surgem será o mais favorável, pois, apesar de tudo, os alicerces do género começam a ter um rating demasiado reduzido e a aposta na fusão com uma linguagem mais sinfónica não garante que a tendência se altera. É preciso, sobretudo, potenciar as composições (como, de resto, em todos os géneros) para que fiquem na memória para além da mera duração do disco.

Ainda assim, esta é uma estreia extremamente sólida e a revelar virtudes passíveis dos seus autores florescerem com mais vigor no futuro. O segundo “assalto” será muito importante para eles. [7.8/10] N.C.

Estilo: Deathcore sinfónico

Discografia:
- “The Hurt, The Divine, The Light” [EP – 2009]
- “Breathe In Life”

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...