Review - Digamma - "Guidance"
DIGAMMA
“Guidance”
[CD – Edição de autor]
Duas perguntas a irromper: onde estiveram estes Digamma ao longo de 12 anos de carreira e porque surge este disco em edição de autor? É que estes algarvios entram-nos infalivelmente pelos ouvidos e é fácil perceber que estão bastante acima da média do que é feito, não só em Portugal, no que diz respeito a rock com laivos “metálicos” e forte apelo radiofónico.
Em trezes temas os Digamma demonstram uma enorme maturidade na composição, nos arranjos, na interpretação e na maneira de expandir o seu som por vários territórios. É verdade que este é material susceptível de fazer enorme sucesso nas rádios, mas é preciso saber que o ouvinte ainda vai ter que “levar” com fortes guitarradas e berros bem espessos. Mas André Cardoso é suficientemente versátil para nos oferecer também um registo limpo extremamente cativante, disciplinado e quente que o torna peça central desta entidade.
A dinâmica varia entre a irreverência de uns Foo Fighters, o imediatismo de uns Tendrills e a classe de uns Incubus, onde ainda se destacam os ambientes refrescantes e a veia jazzística do teclista Bruno Costa.
Tudo isso embrulhado numa produção de topo, cortesia de Miguel Carvalho (guitarrista da banda) e temos aí um portento de música de horizontes abertos e modernos que, mesmo sem revolucionar, não deixará ninguém indiferente face à sua inteligência, astúcia e competência.
Diga-se em abono da verdade: há largos anos que uma banda nacional, saída do “nada”, não deixava tão boas indicações num álbum de estreia. [8.6] N.C.
Data de lançamento: Dezembro de 2011
Nota de estúdio: Produzido, misturado e masterizado por Miguel Carvalho (Dalma Productions, Portugal)
Estilo: Rock/metal/fusão
Origem: Faro (Portugal)
Formação: 2000
Artwork: Tiago Simões
Alinhamento:
1. “Two Edged Sword” (4:27)
2. “Plastic Sun” (4:44)
3. “Interlude I” (0:48)
4. “Laivos de Mim” (3:01)
5. “African Cowboy (Embrace The Revolution)” (3:59)
6. “Babylon Love” (4:27)
7. “The Statement” (3:04)
8. “The Sound Is Gone” (4:04)
9. “Interlude II” (1:28)
10. “A Cup Of Hope” (4:08)
11. “Rumours” (4:10)
12. “Into The Masquerade” (4:04)
13. “O Ódio Libera a Razão” (5:40)
Duração: 46:04 minutos
Elementos:
- André Cardoso (voz)
- Miguel Carvalho (guitarra)
- Luís Mangorrinha (baixo)
- Bruno Costa (teclado)
- Maurício Vargem (bateria)
Discografia:
- “Guidance” (CD – 2011)