photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Shear - "Breaking The Stillness"

SHEAR
“Breaking The Stillness”
[CD – Lifeforce Records]

Pelo seu potencial melódico, ficamos desde logo surpreendidos, mas só apenas até descobrirmos que são finlandeses. Pois é, os Shear estão aí com uma grande vontade de inovar e combater o estereótipo das bandas de metal com vozes femininas. E como o fazem? Sem dúvida que a vocalista Alexa Leroux, tendo um considerável alcance e disciplina técnica, mas também uma enorme garra (que por vezes faz lembrar o registo mais rasgado de Sandra Nasic dos Guano Apes) afasta desde logo o “fantasma” gótico de uns Epica ou Nightwish na era Tarja. Por outro lado, consegue ser tão doce como uma Sabine Weniger dos Deadlock (curiosamente também da Lifeforce).

Instrumentalmente, a amálgama sonora que criam acaba por revelar-se ambiciosa e deixa o som dos Shear configurar-se como algo progressivo, modernaço e super-catchy. E é aí mesmo que eles querem chegar, embora tenham tido o bom gosto de manter algum peso, ainda que bem controlado.

De resto, a combinação de elementos clássicos, sinfónicos e electrónicos são proeminentes neste trabalho, também muito marcado pelos teclados “bem dispostos”. Tudo isso tornaria este material susceptível de roçar o “plástico”, de tão mellow e orelhudo que é, mas a sua solidez técnica e composicional não o deixa sair defraudado. E não sai, efectivamente, ainda mais porque este disco é só o primeiro dos Shear, e ainda que todos os seus elementos tenham grande experiência (Omnium Gatherum, Crystal Blaze, Elenyum e Imperanon), não há como deixar de respeitar a sua juventude enquanto projecto que foi formado em 2008.

Sobretudo, a convicção dos Shear em tentar quebrar barreiras acaba por torná-los, de alguma maneira, frescos, até porque nem é fácil definir o seu estilo. Só lamentamos que esta vontade de inovar não se possa estender a algo menos directo, mas potencial e profissionalismo não lhes falta. [7.8] N.C.

Data de lançamento: 26 de Março de 2012
Nota de estúdio: Não disponível
Estilo: Metal moderno
Origem: Helsínquia (Finlândia)
Formação: 2008

Alinhamento:
1. “The Awakening” (4:43)
2. “In Solitude” (4.09)
3. “Scorched” (5:22)
4. “Someone Else’s Eyes” (4:04)
5. “Wounded” (4:43)
6. “Redemption Awaits” (5:26)
7. “Stilness” (4:57)
8. “Crowned By Fools” (4:23)
9. “No Way Out” (4:31)
10. “Be Here Now” (5:43)
Duração: 46:01 minutos

Elementos:
- Alexa Leroux (voz)
- Lauri Koskenniemi (guitarra)
- Mikael Grönroos (guitarra)
- Eerik Purdon (baixo)
- Lari Sorvo (teclados)
- Juhana Karlsson (bateria)

Discografia:
- “In Solitude” (EP – 2010)
- “Breaking The Stillness” (CD – 2012)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...