photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Dentada do "Tyrannosaurus Rex" era a mais forte

Com mais de cinco toneladas de pressão num só dente, a dentada do 'Tyrannosaurus rex' faz jus à sua reputação de terrível predador, fazendo da sua mordida a mais poderosa do mundo animal.

A força da dentada deste dinossauro sempre dividiu os cientistas, com alguns a defender que era tão frágil que o animal se limitava a comer os restos de presas mortas. Um dos argumentos era que o maxilar do Tiranossauro, animal que media 12 metros de comprimento e pesava seis toneladas, era muito baixo para poder caçar efetivamente as suas presas.

Mas uma equipa de investigadores da Universidade de Liverpool acabou com o mistério, tendo recorrido a simulações de computador, com base na construção de diferentes modelos possíveis de tecidos musculares. As conclusões do estudo foram publicadas na revista da Royal Society, 'Biology Letters'.

Segundo as conclusões, até nos modelos de estudo em que os músculos eram mais frágeis, a potência da dentada do Tiranossauro era duas vezes maior do que o que se pensava até agora. A pressão de cada dente vai de 3,5 a 5,7 toneladas.

Por DN.pt
Fotografia: Reuters / Tory Hanai
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...