photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Neutrinos "mais rápidos que a luz" por... mau contacto?

O famoso caso dos neutrinos (particulas elementares) registadas a viajar 'mais rápido do que a luz' - em violação da teoria da Relatividade de Einstein - terá sido finalmente esclarecido: duas ligações falhadas deturparam os resultados.

A própria equipa que conduziu a experiência admitiu esta semana o erro, noticia a BBC.

O caso foi um verdadeiro 'terramoto' na comunidade científica quando, em Setembro de 2011, os cientistas da experiência Opera - que se realizou entre Gran Sasso, na itália, e o acelerador de partículas do CERN, na Suíça - revelaram ter medido neutrinos a viajar a uma velocidade superior à da luz.

Este resultado é 'proibido' pela teoria da Relatividade, que estipula que este limite de velocidade é intransponível. A maioria dos físicos duvidou de imediato da experiência do Opera, uma vez que as previsões da mais famosa teoria de Einstein têm sido sucessivas vezes confirmadas experimentalmente em mais de meio século.

Os cientistas agora admitiram dois problemas na experiência, que terão deturpado os resultados: um mau contacto no equipamento utilizado para medir o tempo e uma falha numa ligação de fibra óptica.

Ainda segundo a BBC, em Maio a equipa irá realizar mais testes para determinar exactamente como estas avarias prejudicaram a experiência.

Por DN.pt
Fotografia: Reuters
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...