photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - El Caco - "Hatred, Love & Diagrams"

EL CACO
“Hatred, Love & Diagrams”
[CD – Indie Recordings]

Lembro-me de tomar conhecimento de “Solid Rest” em 2003 e ficar intrigado com a imagem cadavérica de um cão na sua capa. Definitivamente, os El Caco pareciam uma banda estranha. E especial também, diga-se. Passados todos estes anos, foram-se esquivando às luzes da ribalta mas cimentando um estatuto respeitável, quase como se de uma entidade “secreta” se tratassem. E cá estão eles agora com o sexto álbum da sua carreira.

Três alminhas, apenas, criam o som pesado, ofuscante e algo lamacento que os caracteriza. Muitos os consideram uma banda de stoner rock, mas eles não são uma banda de stoner rock normal. Imaginem: isto seria uns Tool ou A Perfect Circle em versão stoner, isso sim, com menos neurónios, mas uma alma enorme.

“Hatred, Love & Diagrams” é daqueles discos de uma simplicidade e frontalidade desconcertantes. As guitarras, sempre “asquerosas”, sacam riffs viciantes e melodias celestes e a voz de Oyvind Osa, pese embora não tão engenhosa ou versátil como a de Maynard, tem aquele encanto hipnótico (oiçam “She Said”). O som geral da banda acaba por ter uma forte carga melancólica, por vezes a roçar o sentimento dos vizinhos Katatonia, mas ao mesmo tempo difundem um brilho que nos faz ficar bem-dispostos, muito graças a uma atitude verdadeiramente rockeira, à lá anos 70, e refrões cheios de esperança.

O single “Hatred” é mais efectivo, “dançante”, como seria de esperar, e com um excelente refrão. Quebrando a maioritariamente descomplexa instrumentação, temos momentos mais progressivos como em “Disconnect”, “Sixty To Zero” ou “Confessions”, bem em cheio “raptado” aos Tool (pelo menos em parte).

Posto isto, talvez agora percebamos melhor porque são considerados uma instituição no seu país natal, a Noruega, ou um “tesouro escondido” que gostam de manter para si próprios. Deixem-se de egoísmos e partilhem-no do Oriente ao Ocidente. Não esperem encontrar a next big thing, mas é certo e inequívoco que o sentimento orgânico que este disco emana é algo de muito especial. [8.5/10] N.C.

Data de lançamento: 27 de Janeiro de 2012
Nota de estúdio: Produzido pelos El Caco e Daniel Bergstrand
Estilo: Stoner/prog rock
Origem: Lilestrom (Noruega)
Formação: 1998

Alinhamento:
1. “After I’m Gone” (6:17)
2. “Hatred” (3:41)
3. “Autopsy” (4:16)
4. “Equivalence” (6:31)
5. “Go Forward” (2:36)
6. “Confessions” (5:23)
7. “Sixty To Zero” (5:15)
8. “Skeleton” (4:14)
9. “She Said” (4:04)
10. “Disconnect” (5:08)
Duração: 46:05 minutos

Elementos:
- Oyvind Osa (voz, baixo)
- Anders Gjesti (guitarra)
- Fredrik Wallumrod (bateria)

Discografia:
- “Viva” (CD – 2001)
- “Solid Rest” (CD – 2003)
- “The Search” (CD – 2005)
- “From Dirt” (CD – 2007)
- “Heat” (CD – 2009)
- “Hatred, Love & Diagrams” (CD – 2012)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...