photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

CONCEITOS BÁSICOS EM ACÚSTICA - Soma e Diferença de Níveis

Nível de Pressão Sonora
Corresponde ao valor da pressão sonora numa escala logarítmica referente a um valor de 2x10-5 Pa, em decibel (dB).






Soma e Diferença de Níveis Sonoros
Não se somam níveis (Lp) directamente, mas sim, unicamente, pressões quadráticas. Queremos somar quantidades de energia. A energia sonora é proporcional ao quadrado da pressão sonora.

A combinação de níveis sonoros, seja de pressão, potência ou intensidade, deve ser efectuada com base nos valores absolutos e não logarítmicos.

Em virtude da fórmula de conversão para decibel a soma de níveis (de qualquer tipo) faz-se de forma não algébrica. Assim, por exemplo:

50 dB + 50 dB = 100 dB, está INCORRECTO!!!

Assim, a soma de níveis sonoros será: Lptotal = Lp1 + Lp2 + Lp3 + …







Exercícios:
1. Admita Lp1 e Lp2 = 90 dB. Qual será o Lptotal?
2. Admita que, em vez de uma fonte sonora idêntica (com Lp1 = 60 dB) são introduzidas mais duas fontes sonoras com níveis de pressão sonora Lp2 = 80 dB e Lp3 = 90 dB. Qual é o valor resultante Ltotal?
3. Admita agora que suprime uma das fontes sonoras Lp2. Qual será o nível de pressão sonora resultante, Lptotal (diferenças)?

Soluções:
1. Lptotal = 93 dB
A soma energética da pressão sonora de duas fontes não coerentes, ambas com o mesmo valor de pressão, resulta num acréscimo de 3 dB ao valor individual de uma das fontes.
2. Ltotal = 90,4 dB
Quando se somam níveis de pressão sonora com diferença superior a 10 dB, a soma é aproximadamente igual ao nível maior. Se tiver simultaneamente um rádio, uma campainha a tocar e um martelo pneumático, qual é o que se ouve mais?
3. Lptotal (diferença) = 90,0 dB
Notar que, se tiver várias crianças a chorar numa sala, calar só uma nada resolve (a não ser que seja a que chorar mais alto)!

É possível construir uma tabela para, de uma forma simplificada, efectuar a soma de dois níveis sonoros. Efectuando a diferença aritmética entre os dois valores e consultando a tabela, obtemos o valor total desejado.


















Emanuel Cabral
Produção e Tecnologias da Música 
Escola Superior Música e Artes do Espectáculo (Porto) 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...