photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Pedro Matos [Venial Sin]: «Nos sítios com condições só toca quem é amigo do amigo»

Em fase inicial de promoção do seu EP de estreia, os transmontanos Venial Sin concederam uma entrevista à SoundZone (a publicar brevemente), onde discutem inúmeros aspectos sobre o pré e pós-lançamento de “Spheres Of Morality”.

Em jeito de balanço, o guitarrista/teclista e fundador Pedro Matos diz-se satisfeito com o impacto de “Spheres Of Morality”. “Até agora todas as reacções têm sido bastante positivas e muito motivadoras.”

Apesar de ainda só terem realizado um espectáculo de promoção, Pedro Matos garante que “o público tem reagido calorosamente” e que o grupo tem rodado em rádios nacionais e estrangeiras.

Entre muitos outros assuntos, o também fundador dos Thee Orakle, aponta as vantagens e desvantagens de estarem situados fora dos grandes centros urbanos. “Confesso que [este facto] tenderá para a desvantagem, pois para além de não haver associação de bandas do género, não há sequer salas de ensaio ou mesmo palcos onde as bandas, tanto da região como de fora dela, se possam mostrar com qualidade.”

Pedro Matos lamenta ainda a parcialidade dos promotores. “Nos sítios onde existem condições, basicamente só toca quem é amigo do amigo, entre outras situações, como a questão do género musical.”

No plano das vantagens, destaca o ambiente mais pacato de Vila Real como musa inspiradora. “A vantagem reside no factor ambiental que permite um certo refúgio que se vai reflectir na composição. Algo diferente é sempre algo único que está ligado à forma como a banda vive, bem como o espírito que possui e suas experiências”.

Sobre a capacidade de inovar nos dias de hoje e convencer um público de ouvidos “cheios”, Pedro Matos considera que “tentar ser original é fácil, o difícil será conseguir manter a originalidade na criação.” Ainda assim, acredita que “existe espaço para todos os géneros”, mas lamenta “a falta de abertura musical que se revela muito entranhada nos ouvintes que estão presos aos géneros predominantes controlados pela indústria e marketing associado”.

Antevendo a futura agenda da banda, Pedro Matos destaca a vontade de actuar no estrangeiro, do que dependerá a forma como conseguirem “canalizar todas as energias para que tal aconteça”, mas também “factores alheios”. “Estamos num canto da Europa o que desfavorece qualquer banda nacional.”

"Sphere Of Morality" foi editado a 25 de Fevereiro pela Infektion Records. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...