photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Gorod - "A Perfect Absolution"

GOROD
“A Perfect Absolution”
[CD – Listenable Records]

Começa a ser desconcertante a quantidade e qualidade das bandas francesas. Já muito aqui se tem falado disso e a tendência continua. Os Gorod vão incluir-se também aqui nesse pote.

Embora já estejam a espalhar o “terror” desde 1997 e tenham lançado a sua estreia só em 2005 – altura em que também alteram a designação para Gorod -, este quinteto gaulês sempre manifestou uma grande primazia técnica e composicional. Originalidade? Relativa. Atitude progressiva, sem dúvida, o que dá azo a devaneios jazz, funk ou até bossa nova.

De qualquer forma, estes Gorod são muito mais javardos do que intelectuais, vestem mais o fato-de-macaco mas de tecido fino para uma viagem em “classe executiva”. É o mesmo que dizer que não há uma necessidade forçada de mostrarem a todo o custo que devoram os instrumentos, ainda que dêem "show", mas o equilibrem na perfeição com música visceral e mais calculista.

Prestam uma clara homenagem aos Cynic (“Carved In The Wind” é um exemplo perfeito) e aos Obscura (ao que não é alheio a participação do guitarrista Christian Muenzer) de forma algo denunciada, mas a verdade é que a coisa não soa enfadonha. Eles têm carácter e uma gigantesca consistência, sobretudo para uma banda que de alguma forma ainda está longe do topo desta pirâmide.

Dentro da sua discografia, os Gorod ensaiam aqui o que é um incitamento a um som mais melódico e progressivo. Sem dúvida que o grupo deixa de lado alguma da fúria que apresentava nos seus primeiros trabalhos, mas ganha mais alguma eficácia na composição. Imaginem uns Cynic com asteróides e uns Obscura mais mansos. Pode ser o equilíbrio perfeito para quem gosta de death metal técnico e anda há procura de novas pérolas. [8.3/10] N.C.

Data de lançamento: 12 de Março de 2012
Nota de estúdio: Produzido por Frederic “Elmobo” Motte
Estilo: death metal técnico
Origem: Bordéus/Toulouse (França)
Formação: 1997 (como Gorgasm) / 2005 (como Gorod)

Alinhamento:
1. “Birds Of Sulphur” (5:10)
2. “Sailing Into The Earth” (4:58)
3. “Elements And Spirit” (5:10)
4. “The Axe Of God” (3:49)
5. “5000 At The Funeral” (5:56)
6. “Carved In The Wind” (6:21)
7. “Varangian Paradise” (4:35)
8. “Tribute Of Blood” (4:03)
Duração: 38:42 minutos

Elementos:
- Julien “Nutz” Deyres (voz)
- Mathieu Pascal (guitarra)
- Nicolas Alberny (guitarra)
- Ben “Barby” Claus (baixo)
- Samuel Santiago (bateria)

Discografia:
- “Neurotripsicks” (CD – 2005)
- “Leading Vision” (CD – 2006)
- “Process Of A New Decline” (CD – 2009)
- “Transcendence” (EP – 2011)
- “A Perfect Absolution” (CD – 2012)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...