photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Israel diz que Irão negoceia com G5+1 para ganhar tempo

O primeiro-ministro de Israel, Benjamim Netanyahu, acusou hoje o Irão de participar nas negociações nucleares com o grupo dos 5+1 só para enganar e ganhar tempo, e exigiu que o país ponha fim ao enriquecimento de urânio.

O chefe do Governo isarelita disse que Teerão aceitou participar nas conversações com o único objetivo de as "usar para enganar e atrasar" e assegurou que o seu governo observará de perto as negociações, noticiou hoje o diario Haaretz na versão digital.

Netanyahu reiterou as três exigências do regime iraniano: que desmantele a plataforma nuclear próxima da cidade de Qom, que pare com o enriquecimento de urânio e que se desfaça de todo o urânio enriquecido acima dos 3,5 por cento.

As declarações do primeiro-ministro israelita foram proferidas algumas horas depois de a União Europeia ter anunciado que as negociações entre o Irão e o G5+1 estão marcadas para 14 de abril, em Istambul, na Turquia.

O G5+1 integra os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e a Alamenha.

O anúncio do regresso das negociações ocorre depois de, em finais de fevereiro e no início de março, se ter registado uma grande tensão em torno do programa nuclear iraniano, que há anos a comunidade internacional contesta alegando que o país pretende construir a bomba atómica.

Israel, que considera o programa iraniano uma "ameaça real", advertiu reiteradamente que não tolerará que o Irão desenvolva capacidade nuclear e que estava disposta a atacar o Irão para o impedir.

Depois de várias rondas de negociações cada vez mais duras nos últimos anos, a União Europeia aprovou, a 23 de janeiro, um embargo ao petróleo iraniano, que entrou em vigor de imediato para novos contratos e entrará em julho para os já existentes.

Por Lusa
Fotografia: Reuters
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...