photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Na agricultura "falta é gente para trabalhar"

A ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Assunção Cristas, disse hoje, em Leiria, que no sector da agricultura não falta emprego, mas pessoas para trabalhar.

A governante sublinhou que é preciso contrariar a ideia de que trabalhar neste sector "é uma vida de dificuldades" e passar a mensagem de que as pessoas "podem ganhar dinheiro e enriquecer", concluindo que "não há falta de emprego na agricultura, falta é gente para trabalhar".

Assunção Cristas afirmou que uma das soluções passa por garantir mais agricultores e "novas pessoas que sintam que há oportunidades", razão pela qual o Governo está a disponibilizar terras do próprio Estado, com prioridade para os novos agricultores.

"Arranjamos verbas [através de fundos comunitários] e terra para cultivar", salientou a ministra, convicta de que o caminho a percorrer passa "por produzir mais, aumentar o consumo interno e as exportações".

Uma das áreas de oportunidade que destacou é a da produção biológica, que tem sido uma das apostas dos jovens agricultores, assinalou a governante.

O cadastro territorial e a valorização da produção nacional são dois desafios enunciados por Assunção Cristas, que aproveitou para frisar a necessidade de "uma utilização mais eficiente da água, num dos países que possui uma menor área de regadio".

Por outro lado, a governante reafirmou a intenção e a importância de, "brevemente", passar a ser publicada no site do Ministério da Agricultura a margem de lucro dos vários elos da cadeia alimentar, procurando tornar mais transparente os valores praticados entre a produção e a distribuição.

As declarações de Assunção Cristas foram proferidas durante uma conferência em Leiria, organizada pela NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria, intitulada "Novos desafios do Sector Agroalimentar - Uma Estratégia para o Crescimento da Economia Portuguesa".

Por Dinheirovivo.pt
Fotografia: Pedro Granadeiro
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...