photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

«Não sou criadora de moda mas só vendo t-shirts»: Alissa White-Gluz [The Agonist]


Alissa White-Gluz, vocalista dos canadianos The Agonist, concedeu uma entrevista no passado dia 26 de Abril ao site Metalluminati onde abordou a problemática dos downloads e anteviu o futuro das editoras, sempre num tom duro.

“Quando assinámos pela Century Media, toda a gente fazia downloads, mas ainda continuava a haver pessoas que iam às lojas e compravam CD’s. Agora, em Montreal pelo menos – não sei como é nos outros sítios – estão todas fechadas, nenhuma delas existe sequer. Isto chateia-me porque eu gostava de pensar que era músico e não uma criadora de moda, mas de facto só vendo t-shirts nas bancadas de merchandise, porque ninguém compra álbuns uma vez que os pode obter gratuitamente.”

Apesar aceitar que o mais importante é os fãs comparecerem nos concertos, a vocalista insurge-se contra o facto de não ser remunerada por aquilo que foi o seu emprego durante dois anos. “Enquanto as pessoas continuarem a aparecer nos espectáculos e a nos apoiarem, não me importo com os downloads. Mas por outro lado, isto é literalmente como eu dizer vais trabalhar das 9 às 5 mas vais me dar o teu ordenado. Por exemplo, este último álbum [“Prisoners”] levou-nos dois anos a fazer e durante uma boa parte deste período não tive tempo para ter um emprego. Logo isso é autenticamente como tirar-me dinheiro do bolso.”

Alissa profetiza ainda que as editoras devem desaparecer, pois o futuro passa por todos os artistas se tornarem independentes, sendo que, sem intermediários, os fãs estão a colocar dinheiro directamente nas mãos dos artistas. A vocalista diz mesmo: “Nunca vi dinheiro de royalties”.

Ainda assim, Alissa não ignora que os promotores continuam a avaliar a viabilidade das digressões com base nos índices de vendas. 




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...