photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Entrevista Xandria

ENTRE SONHOS E DESTROÇOS
"As editoras e os produtores sugeriam que fossemos mais comerciais"

Em estreia fora da Alemanha, os Xandria apresentaram o seu mais recente álbum, “Neverworld’s End”, no Incrível Almadense no passado dia 21 de Abril. Foi aí que encontrámos um Marco Heubaum (guitarrista, vocalista, teclista) muito satisfeito por ver um projecto já com 15 anos a dar definitivamente o salto e a afirmar-se como uma das referências dentro do metal sinfónico europeu.

Como está a correr a tour até agora?
É a nossa primeira tour europeia, visto que nunca tínhamos tocado fora da Alemanha. Podemos estar agora em digressão com os Epica naquela que é uma grande oportunidade para visitarmos outros países como Portugal, claro, Espanha, França… No passado nunca tocámos fora do nosso país, embora tenhamos fãs também na América do Sul (Brasil). Tem sido óptimo!

Que tal correu o espectáculo esta noite? Gostaram do público?
Saímos do palco e todos os elementos da banda estavam a sorrir. É claro que o fazem noutros espectáculos da tour, mas foi fantástico. O público foi espectacular! Nós temos uns auscultadores “in-ear” e para nós é um pouco mais silencioso. Contudo, acabou por não ser nada silencioso. O público foi tão barulhento que parecia que não tínhamos nada nos ouvidos.

O Fabio D’amore teve uma excelente prestação esta noite, mas tenho que lhe perguntar como está o problema no dedo de Nils Middelhauve. Quando voltará?  
Durante a tour ele apanhou uma infecção no dedo, quando fizemos três datas de seguida. Ganhou uma bolha no primeiro dia e mesmo assim continuou a tocar nos dias seguintes. Então o dedo infectou e quando foi ao hospital disseram “se tivesses vindo umas horas mais tarde, teríamos que cortar o dedo!”. Mas felizmente conseguiram tratá-lo e ele está a recuperar. Entretanto, temos que continuar a tour sem ele, mas penso que em Maio estará de volta.

Nestes últimos anos têm havido algumas mudanças no vosso line-up. Como está o ambiente dentro da banda? Sentem-se mais coesos e fortes do que nunca?
Sentimo-nos tão bem… No início também foi bom, pois era o primeiro álbum e era tudo novidade, mas no álbum seguinte penso que nos começámos a afastar. Mesmo a Lisa não se sentia bem e chegou à conclusão que seria melhor sair, pois sentia que não encaixava.

Estão a gostar de trabalhar com a Manuela?
Ela é a verdadeira rapariga do metal. Somos todos rapazes do metal e ela é a rapariga do metal – é perfeito! E por vezes piadas de homens… sabes como são. Mas ela entende tudo perfeitamente e fartamo-nos de rir. A Manuela vem do sul da Alemanha, de uma zona onde são todos bastante duros de roer. Desde o primeiro dia que a conhecemos houve uma grande empatia. Tivemos montes de candidatas de todo o mundo e depois escolhemos cerca de nove para conhecê-las melhor e tocar com elas. Assim que a Manuela entrou connosco pensámos “é isto, somos uma banda outra vez”! Todas as outras tinham excelentes vozes, mas a Manuella encaixou perfeitamente. Quando ela entrou, já as letras estavam feitas e os alinhamentos e ela fez exactamente o que tínhamos previsto.

Este é o vosso primeiro álbum com a Napalm Records. Sentem que era o apoio que vos faltava?
Estávamos com a Dakkar Records e eles são muito bons dentro da Alemanha, mas fora não têm grande impacto. A Napalm foram os que nos disseram “ok, é assim que querem, então ‘bora!” Fizeram um trabalho excelente.

Uma vez que escolheram uma forma de escrita mais pesada, não têm receio de quebrar com os fãs antigos? Não eram mais pesados antes por causa das editoras e produtores?
Claro que tinha a ver com as editoras e os produtores. Sugeriam que fossemos mais comerciais. Lembro-me que enviámos uma mistura e nos disseram “não aumentem tanto as guitarras”; nós queríamos que fosse pesado, mas eles não. Eu, como sou o compositor principal e fã de música mais pesada, não estava a conseguir o que queria. Eu gosto de fazer tudo, se pudesse colocar todos os estilos de que gosto numa música, colocava! Sou um pouco como uma criança, quero tudo. E claro que no passado não consegui fazer isso. Mas agora sim, e mesmo que não pudesse não teria voltado a fazer outro álbum como foi, por exemplo, o anterior. Isto foi um desafio!

Como foi o processo de gravação?
Fizemos a bateria e algumas misturas, mas as vozes foram gravadas perto da casa de Manuella. Já conhecíamos os Principal Studios de outros álbuns. É muito perto de nossa casa e já várias bandas de renome alemãs gravaram lá.

Fale-nos um pouco da mensagem deste novo álbum.
Quando descobres que os teus sonhos de criança desapareceram… não desapareceram por completo, mas quando te apercebes que não se podem realizar… Quando somos novos pensamos “eu posso ser o que quiser e tenho todo o tempo do mundo”. Quando eu estava na escola os professores ensinavam-nos que tínhamos que tratar do ambiente e parar com as guerras e eu pensava que quando aquela geração crescesse já não iriam haver guerras e o mundo seria um lugar melhor. Agora, quase 30 anos depois, olho à volta e está tudo na mesma e é como se fosse um sonho a desmoronar-se. Apercebi-me de que não posso ser tudo o que quis. Claro que sempre sonhei ser musico e consegui, mas em relação a sonhos pequenos, pessoais chegas à conclusão de que não são possíveis de realizar e este álbum fala disso mesmo: dos sonhos, do mundo que imaginaste, mas fica a mensagem de que mesmo assim não podes deixar de sonhar; guarda-os sempre dentro de ti, para quando precisares voltares aos locais com que sonhaste e encontrares paz.

O que se segue para os Xandria?
Vamos continuar a tour com Epica… Espero que enquanto estivermos fora o nosso agente marque qualquer coisa. Muita gente pergunta “quando vêm como cabeça de cartaz?” mas não é fácil, há muita logística e é bastante dispendioso. Estar em tour com os Epica é muito bom, é diferente das últimas vezes. Tenho a sensação que há uns antigos Xandria e uns novos Xandria. Este álbum é como se fosse a nossa estreia e agora estamos a dar a conhecer a banda fora do nosso país. Temos que o fazer passo-a-passo. Talvez consigamos ser cabeças-de-cartaz antes do próximo álbum, não sabemos…

Uma curiosidade: de onde vem o nome Xandria?
Tinha uma banda de garagem quando era novo e tinha este nome na minha cabeça, sem saber de onde tinha vindo, mas que me soava muito bem. Há quem diga que provém da cidade Alexandria ou do nome russo Xandra. Não sei de onde me surgiu, mas soou-me bem e achei que encaixava. É enigmático. Há até uma empresa nos E.U.A. que faz brinquedos de plástico que se chama Xandria. [risos]

Qual é o teu conselho para os jovens que estão a começar no mundo da música?
As editoras mal assinam bandas hoje em dia e se o fizerem são maus contratos. Mas esqueçam isso, porque se acreditam na vossa música devem continuar. Olhando para trás, e isto pode parecer um bocadinho cliché, façam as coisas ao vosso jeito, não aquilo que as pessoas gostam de ouvir só porque querem ser “grandes”. As pessoas irão aperceber-se disso e vocês estarão sempre na sombra de outras bandas. Sigam o vosso sonho, como querem e adorar-vos-ão por isso.

Filipa Loulé

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...