photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Ashes - "Ecila"

ASHES
“Ecila”
[CD – Edição de autor]

Podem até ser das bandas menos visíveis do nosso underground, não obstante a sua notável “sala de troféus” (recheada de vitórias em concursos) e um vasto número de espectáculos por todo o país. A pouca presença em termos de lançamentos ao fim de 14 anos poderá ser uma das principais razões para isso e, já agora, porque não atribuir alguma da responsabilidade ao facto de virem de um local com poucas tradições no metal - Tomar.

A estas eventuais contrariedades também se pode incluir a hibridez e ecletismo do seu som que concorrem para baralhar os ouvintes mais conservadores. Os Ashes desenvolvem rock/metal alternativo com um violino expedito a tentar induzir alguma inovação e uma excelente voz - por David Pais - a comandar todo o processo. Acrescente-se que a sua paixão platónica por Maynard James Keenan (Tool) lhe sujeitará a uma relação amor-ódio por parte da crítica, ainda que esteja preservado o seu talento. 

Quanto à composição, os Ashes mostram-se perfeitamente cómodos na criação de sequências que ciclicamente implodem e explodem, emocionalmente. Há, sobretudo, melancolia e serenidade neste trabalho, mas David Pais e companhia não se coíbem a alguns acessos de fúria. Enquanto isso, e apesar de pretensamente liberal e descomprometida, a banda pode (e deve) tornar-se mais hipnótica e cerebral – tal como os seus ídolos Tool - ou mais enternecedora e arrepiante – como nos ofereciam os saudosos A Perfect Circle. Faltará ainda alguma musicalidade, portanto.

Resta frisar que lado-a-lado com a relativa “bizarria” que é o som dos Ashes está um conceito inspirado em “Alice No País das Maravilhas”. É por essas e por outras que “Ecila” é, mais do que um disco interessante, um exemplo importante de como ainda se pode soar inovador sem pretensiosismos ou super-produções. [7.3/10]

Data de lançamento: Fevereiro de 2012
Nota de estúdio: gravado e misturado por Pedro Carvalho (Zero Estúdio, Portugal); masterizado por Graham Goldman (estúdios Masterdisk, Estados Unidos)
Estilo: rock/metal alternativo
Origem: Tomar (Portugal)
Formação: 1998

Alinhamento:
1. “Ecila” (5:50)
2. “Hall Of Mirrors” (5:12)
3. “The Kind Of Strange” (4:56)
4. "Rewind” (6:03)
5. “Queen Of Thy Black Hearts” (6:07)
6. “Redemption” (6:01)
Duração: 33:29 minutos

Elementos:
- David Pais (voz)
 Eduardo Serraventoso (guitarra)
- Pedro Caldeira (guitarra)
- João Cardoso (baixo)
- Marco Rosa (violino)
- Ricardo Neto (bateria)

Discografia:
- “Ashes” (EP – 2007)
- “Ecila” (CD – 2012)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...