photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Katabatic - «Heavy Water»

KATABATIC
«Heavy Water»
[CD – Raging Planet]

Os Katabatic lançam finalmente o seu primeiro longa-duração cinco anos depois do EP de 2007, “Vago”. Logo após os segundos iniciais de “Wonder-Room”, a primeira faixa do disco, é-nos possível verificar que muitos anos na estrada a abrir para as mais variadas bandas lhes deu mais maturidade, mais calo e mais músculo.


“Wonder-Room” é, sem dúvida, uma das grandes faixas do disco. Guitarras pesadas (a fazer lembrar Deftones em “Diamond Eyes”) a abrir caminho para o que é um álbum bastante variado e que vale bem a pena ouvir do princípio ao fim.

Temos vocalizações que aparecem ocasionalmente para injectar alguma profundidade às faixas, acabando por funcionar como mais um instrumento. Há também a presença regular de sintetizadores, o que mostra que a banda não quer ir apenas by the book e que não tem medo de explorar outras sonoridades e outros territórios. Tanto as vocalizações como os sintetizadores assentam que nem uma luva, diga-se. De salientar igualmente a produção límpida de Makoto Yagyu e Fábio Jevelim, que tiveram a preocupação de fazer todos os instrumentos sobressaírem à sua maneira.

Um dos grandes destaques de “Heavy Water” é “Anova”, com cerca de onze minutos, uma daquelas faixas que nos agarra e nos leva numa viagem por diversas paisagens e ambientes, culminando em total êxtase. Felizmente, de seguida, temos alguns segundos para descansar com o belo interlúdio, composto por Tiago Sousa, que dá nome ao disco, antes de terminar com as inspiradíssimas “Girlaxia” e “Abandónica”.

Em resumo, os Katabatic cresceram muito e temos aqui um disco muito mais directo, com guitarras pujantes, muita melodia e ambientes hipnóticos. Temos banda para se juntar a Riding Pânico e The AllStar Project no panorama post-rock em Portugal. E ainda há quem diga que não se faz música de jeito em Portugal… [8/10] M.M.

Data de lançamento: Abril de 2012
Nota de estúdio: gravado nos BlackSheep Studios; produzido por Makoto Yagyu e Fábio Jevelim; masterizado por Chris Common.
Estilo: post-rock
Origem: Lisboa (Portugal)
Formação: 2007

Alinhamento:
1. “Wonder Room” (7:47)
2.  “Light Hexagons” (4:52)
3. “Morsa” (6:14)
4. “Anova” (11:01)
5. “Heavy Water” (1:00)
6. “Girlaxia” (7:26)
7. “Abandónica” (8:21)
Duração: 47 minutos

Elementos:
- Hugo (guitarra, percussão, voz)
- João (baixo, sintetizadores)
- José (bateria)
- Tiago (guitarra)

Discografia:
 - “Vago” (CD/EP – 2007)
- "Heavy Water" (CD - 2012)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...