photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Disaffected - "Rebirth"

DISAFFECTED
“Rebirth”
[CD – Massacre Records]

Perfeitamente a preceito, o título deste álbum é uma homenagem directa ao regresso de uma das mais promissoras bandas nacionais dos anos 90. Do lado de cá da barricada, leia-se público, entre a nostalgia dos veteranos e a curiosidade dos mais novos, a esperança generalizada de que o novo futuro não lhes seja efémero.

E o desejo justifica-se pela interessante desenvoltura com que a banda formada em Cascais, em 1991, se apresenta neste sucessor do longínquo “Vast”. Para os que não sabem, os Disaffected acotovelam-se em espaços tão díspares como o death metal, o progressivo e, em grande foco neste disco, o jazz.

Sendo que os Atheist ou mesmo os Cynic foram capazes de ensinar como esta mistura podia ser tão reactiva e explosiva (e note-se que para os Cynic há aqui a homenagem às vozes robóticas), não temos propriamente os Disaffected a inventarem a pólvora, mas a dar uma interpretação honesta desta linguagem, onde cabem virtuosismos técnicos e estruturas dinâmicas capazes até de nos remeterem a ocasiões para um bar de subúrbio que fede a tabaco e bebidas brancas (o jazzístico final de “Arrival” é a prova perfeita).

Enquanto isso, o espírito deste álbum não se distância muito do de “Vast”, até porque há um sentido de irmandade como se comprova pela sequela “Dreaming III (A Nightmare)”. E nesta senda de entrosamento mais cerebral, encontramos riffs que marcam presença em vários temas, numa tentativa de tornar “Rebirth” numa peça devidamente encadeada.

Entretanto, não seria de esperar que este fosse um disco muito simpático para os ouvintes menos calejados. Mesmo assim, crê-se possível que a banda possa tornar toda esta ousadia experimental em algo momentaneamente mais digerível, como sugere o fantástico piano de Bianca Pintea em “Miracle Dance” ou a superior voz de Célia Ramos (Mons Lunae) em “Evilution Within”. E por falar em participações, não há como não referir as de Mike Gaspar (Moonspell) e Joaquim Aires (Before The Rain) na bateria.

E é com um sentimento de crença na sua música e uma vontade de ver recuperar algo que dirá muito da adolescência de Sérgio Paulo (guitarrista), António Gião (baixista) e José Costa (vocalista), bem como do underground nacional, que saudamos este regresso... quando já ninguém esperava. [7.2/10] N.C.

Lançamento: 25 de Maio de 2012
Nota de estúdio: produzido por Fernando Matias (The Pentagon Studios, Lisboa)
Estilo: death metal progressivo
Origem: Cascais (Portugal)
Formação: 1991

Alinhamento:
1. “Mankwala” (1:48)
2. “C.ult O.f M.y A.shes” (9:48)
3. “Getting Into The Labyrinth” (8:19)
4. “Dreaming III (A Nightmare)” (9:05)
5. “Evilution Within” (7:09)
6. “Miracle Dance” (2:08)
7. “Our Will” (5:38)
8. “Hypnotic Prophecy” (8:02)
9. “The Rebirth Of…” (5:02)
10. “1460 Steps To Divine” (4:56)
11. “Arrival” (3:46)
Duração: 66:42 minutos

Elementos:
José Costa (voz)
- Sérgio Paulo (guitarra, flauta, trompa)
- António Gião (baixo)
- Rodrigo Domingues (teclado)
- Octávio Custódio (bateria, segundas vozes)

Discografia:
- “…After” (Demo – 1992)
- “The Birth Of A Tragedy” (CD compilação – 1992)
- “Vast” (CD – 1995)
- “Slatanic Slaughter II” (CD compilação – 1996)
- “Rebirth” (2012)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...