photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Headspace - "I Am Anonymous"

HEADSPACE
"I Am Anonymous"
[CD - Inside Out/Century Media]

Adam Wakeman é um prodígio inglês das teclas (curiosamente filho e irmão de dois ex-teclistas dos Yes), com um currículo vasto e luxuoso. Basta mencionar Ozzy Osbourne para percebermos do estatuto de que goza entre os grandes símbolos do rock/metal.

Entretanto, terá sentido em 2006 que era tempo de criar um projecto mais pessoal. Reza a história que a ideia era reunir amigos e deixar a música fluir sem qualquer ideia preconcebida. Depressa chegaram à conclusão que a fusão tinha o progressivo como principal denominador.

O que acaba por sair lacrado nesta estreia é a excelente capacidade técnica (como seria expectável) e a simultânea perspicácia para não tornar esta virtude num defeito. Ou seja, "I Am Anonymous" é um conjunto de temas de extremo bom gosto, onde os devaneios técnicos não bloqueiam a fluidez da música que muitas vezes é profundamente emocional e melancólica.

Sendo quase rídiculo tentar encontrar uma figura de destaque, com um leque de músicos associados aos Threshold, Arjen Lucassen, ERE, It Bites, entre outros, é, no entanto, na suave e envolvente voz de Damian Wilson que recai grande parte do encanto deste disco. Nunca soando pretensioso, "I Am Anonymous" diz em letras garrafais que os Headspace não estão aí para se mostrarem nerds esquisitóides de o que quer que seja. E a prova são os rasgos mais pesados e até modernos de "Stalled Armageddon" ou "Die With A Bullet". Daí não serão estranhas as influências que invocam simultaneamente dos Rush, Yes, Genesis (sendo importante acrescentar Porcupine Tree) e Meshuggah.

Nos tempos que correm, e pese embora se pense o contrário, é difícil encontrar um disco com a etiqueta prog que soe tão sério, honesto e descontraído ao mesmo tempo. [7.8/10] N.C.

Data de lançamento: 21 de Maio de 2012
Nota de estúdio: não disponível
Estilo: rock/metal progressivo
Origem: Inglaterra
Formação: 2006

Alinhamento:
1. "Stalled Armageddon" (8:06)
2. "Fall Of America" (10:28)
3. "Soldier" (3:44)
4. "Die With A Bullet" (9:31)
5. "In Hell's Name" (9:31)
6. "Daddy Fucking Loves You" (15:00)
7. "Invasion" (8:28)
8. "The Big Day" (9:55)
Duração: 74:01 minutos

Elementos:
- Damian Wilson (voz)
- Pete Rinaldi (guitarra)
- Lee Pomeroy (baixo)
- Adam Wakeman (teclados)
- Rich Brook (bateria)

Discografia:
- "I Am..." (EP - 2006)
- "I Am Anonymous" (CD - 2012)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...