photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Supercomputador da IBM é o mais rápido do mundo

Há três anos, um supercomputador da marca americana foi destronado, mas agora voltou ao pódio com o Sequoia, que faz numa hora o que quase toda a população mundial demoraria a fazer em 320 anos... com máquina de calcular.

O ex-libris da IBM que chegou à primeira posição do ranking dá pelo nome de Sequoia e, segundo o site da BBC, é 1,55 vezes mais rápido do que o modelo K, o anterior campeão da rapidez, da Fujitsu. Além disso, usa mais de 1,5 milhões de processadores, mais de metade que o rival japonês. E pode realizar cálculos a 16,32 petaflops por segundo (uma petaflop é equivalente a mil biliões de operações por segundo).

Este supercomputador está instalado no laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia, organismo do Departamento de Energia dos Estados Unidos.

O K, agora destronado, tinha atingido o primeiro lugar em junho de 2011 na 37.ª classificação mundial TOP500 e havia conservado o recorde em novembro, ultrapassando as 10 "petaflops" (10 mil biliões de operações por segundo).

Na classificação de junho de 2012 revelada hoje, o K aparece em segunda posição com um poder de 10,51 "petaflops".

O Sequoia é, segundo jack Dongarra, que semestralmente faz a lista dos mais rápidos com Hans Meuer, quase 274 mil vezes mais rápido que o CM-5/1024, da Thinking Machines, que em 1993 foi o primeiro supercomputador a liderar a tabela.

A classificação TOP500, criada em 1993, é apresentada duas vezes por ano, em junho e novembro.

Por DN.pt
Fotografia: direitos reservados
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...