photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Icebergue gigante separa-se de glaciar na Gronelândia

Um icebergue com o dobro do tamanho de Manhattan soltou-se, segunda-feira, de um dos maiores glaciares da Gronelândia.

Há vários que cientistas monitorizavam uma racha na ponta norte do glaciar Petermann, até que os satélites da NASA captaram a separação do icebergue de 46 km quadrados - uma folha de gelo maciço que cobre cerca de quatro quintos da Gronelândia.

O glaciar Petermann está maioritariamente em terra, mas um segmento entra pela água adentro, e foi aí que a separação aconteceu. "É dramático. É perturbador. Temos dados de há 150 anos e nunca vimos mudanças como agora", afirmou Andreas Muenchow, professor da Universidade de Delaware e um dos primeiros pesquisadores a observar a quebra.

É normal que parte dos glaciares se soltem, mas um icebergue tão grande não tem precedentes nos últimos três anos. "Isto já não faz parte das variações naturais", declarou especialista em glaciares da NASA, Eric Rignot.

A quebra no glaciar Petermann representa uma grande perda de gelo, muito maior do que a que aconteceu no ano passado, e uma consequente subida dos níveis da água do mar. O icebergue que se soltou está neste momento a flutuar no mar.

Segundo os investigadores, as temperaturas têm aumentado cerca de 4 graus centígrados nos últimos anos, causando o degelo. É provável que este iceberg siga o mesmo caminho que um outro em 2010 que se partiu em pedaços de gelo mais pequenos e se dirigiram para norte, afirmaram.

Por Leonor Mateus, editado por Ricardo Simões Ferreira
in DN.pt 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...