photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Morreu o historiador José Hermano Saraiva

O historiador José Hermano Saraiva morreu hoje de manhã, disse à agência Lusa o assistente do produtor do programa da Videofono feito pelo académico de 93 anos.

Carlos Manuel disse à Lusa que o produtor José Manuel Crespo foi hoje informado por um familiar de José Hermano Saraiva que o historiador tinha morrido hoje em casa, no distrito de Setúbal.

José Hermano Saraiva nasceu em Leiria a 3 de outubro de 1919. Licenciou-se em Histórico-Filosóficas (1941) e em Ciências Jurídicas (1942). Exerceu outros cargos públicos, foi ministro da Educação entre 1968 e 1970 e nessa qualidade inaugurou a Biblioteca Nacional. Foi também embaixador de Portugal no Brasil.

Iniciou o trabalho na RTP na década de 1970 com 'O Tempo e a Alma'. Foi autor e apresentador de 'Histórias que o Tempo Apagou', 'Horizontes da Memória' e 'A Alma e a Gente'. É casado com Maria de Lurdes Saraiva, pai de cinco filhos e tem quatro netos.

A 10 de junho deste ano, foi um dos seus filhos que recebeu em seu nome a condecoração que lhe foi atribuída pelo Presidente da República, Cavaco Silva.

As suas duas últimas entrevistas aconteceram o ano passado: a última a meios de comunicação impressos foi dada à revista 'Notícias TV' da Global Notícias e a última a uma televisão foi dada a Daniel Oliveira, no programa 'Alta Definição', tendo sido transmitida pela Sic.

Por Patrícia Viegas, com Lusa in DN.pt

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...