photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

"Rei do tiro ao arco" é clinicamente cego

Im Dong-Hyum, um jovem clinicamente cego (só consegue distinguir as cores) tem o recorde mundial de medalhas de ouro olímpicas na modalidade de tiro ao arco.

O sulcoreano Im Dong-Hyum é o favorito uma vez mais a arrebatar a medalha de ouro na categoria individual de tiro ao arco. O atleta de 26 anos já acumula no seu palmarés duas medalhas de ouro alcançadas nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e nos de Atenas 2004. Além disso, durante o mundial disputado em maio alcançou o recorde mundial com a marca de 696 sobre 720.

Im tem um grau de visão de 20/100 no olho direito e 20/200 no esquerdo, pelo que, segundo a Federação Coreana de Tiro ao Arco, é cego. Isto significa que o atleta não é capaz de ver as letras de um teclado de computador e muito menos realizar atividades do quotidiano como conduzir. No entanto, em competição, este problema não coloca qualquer obstáculo ao jovem. Im afirma que quando se prepara para disparar consegue distinguir as diferentes cores, o que é suficiente para alcançar os excelente resultados que tem tido.

O sulcoreano já se recusou a ser operado à vista e também a usar óculos corretivos, porque não lhe dão conforto durante a competição de tiro ao arco, o desporto nacional da Coreia do Sul, o país que domina a categoria nos Jogos Olímpicos.

Por Isaltina Padrão
in DN.pt




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...