photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Gojira - "The Flesh Alive"

GOJIRA
"The Flesh Alive"
[DVD - Mascot Records]

Citando Joe Duplantier, "a música dos Gojira é uma vida", e uma bem estranha, acrescentamos... estranheza essa que é o que lhes confere um carisma muito próprio. É esta uma das definições que resultam numa das conversas que oferece o documentário "The Way Of All Flesh From The Inside", uma das pérolas desta edição. Por estas e outras razões, o quarteto oriundo de Bayonne, na França atingiu em poucos anos o que se considera ser aqueles golpes de mérito e persistência que faz nascer os grandes líderes, os grandes génios e as grandes entidades que todos respeitam... mesmo que não gostem.

E na base disto tudo está a música dos Gojira, quase somente, porque de alma e espiritualidade está ela repleta. A química sonora do grupo é quase perigosa e não vive de artifícios secundários - mesmo que agora estejam na "máquina" promocional que é a Roadrunner Records. O que os fez estar tantos anos na "sombra" - mais precisamente desde 1996 até 2008 quando sai "The Way Of All Flesh" - é precisamente a bizarria, o desemparelhamento e a dificuldade de absorção do seu universo. Muitos grupos que acabaram por se tornar lendas atravessaram um verdadeiro "cabo das tormentas" (assim de repente lembramo-nos dos Meshuggah que só mais de dez anos depois da sua fundação é que se afirmaram). Mas a partir do momento em que alguém decifra o seu código de linguagem há quase uma espécie de revolução e... rendição.

Precisamente para homenagear a principal das revoluções - "The Way Of All Flesh" -, a Mascot Records disponibiliza agora um excelente retrato do que é este bombástico álbum em cima de um palco. O "invólucro" não podia ser mais sugestivo - dois DVD's com espectáculos no Garorock, Les Vieilles Charrues e em Bordéus, todos em França, e um CD ao vivo e poster (na sua edição limitada). Relativamente aos concertos, que incidem sobretudo em "The Way Of All Flesh" mas revisitam todos os álbuns de estúdio, temos os Gojira amplificados e magnetizados em todo seu esplendor. Fica a clara sensação de que para eternizar e encarnar toda a potência e virtude da banda temos que vê-la em carne e osso. O que poderia ser a única pecha deste trabalho (a repetição quase integral dos alinhamentos) compensa-se com as abordagens diferentes em termos de pós-produção e com o próprio ambiente dos espectáculos.

Quanto ao documentário, ficamos em uma hora a saber como foi a gravação de "The Way Of All Flesh" e consequente digressão que tem especial destaque nas primeiras partes com os Metallica, em 2009. Até pela sobriedade que a banda empresta à sua música, este não é daqueles documentários que vivem da "galhofa" do backstage (ainda que esbocemos um sorriso quando vemos um repórter chamá-los por Gorilla ou o medo dos seus elementos em viajar de avião). Sobretudo está inerente a todo este trabalho a seriedade com que a banda encara a sua arte e a sua imagética negra e mística. No entanto, ficam ainda para a posteridade relíquias como a actuação que a banda realizou num bar com o seu projecto paralelo Maciste Aux Enfers.

Com uma edição de luxo e bastante completa como é esta (com cerca de quatro horas) e até pelo crescimento que a banda certamente vai ter na Roadrunner, não duvidamos que este será um lançamento a devorar pelos fãs mais antigos e a virar completamente o cérebro dos que resistiram aos encantos dos Gojira até hoje. [8.5/10] N.C.

Data de lançamento: 4 de Junho de 2012
Estilo: death metal progressivo
Origem: França
Formação: 1996 (como Godzilla); 1999 (como Gojira)

Alinhamento:
DVD 1
GAROROCK (93 minutos)
1. "Oroborus"
2. "The Heaviest Matter Of The Universe"
3. "Backbone"
4. "Love"
5. "From The Sky"
6. "A Sight To Behold"
7. "The Art Of Dying"
8. Drum solo
9. "Clone"
10. "Flying Whales"
11. "The Way Of All Flesh"
12. "Terra Incognita"
13. "Vacuity"
LES VIEILLES CHARRUES (15 minutos)
1. "Indians"
2. "Toxic Garbage Island"
3. "World To Come"

DVD 2
BORDÉUS (80 minutos)
1. "Oroborus"
2. "The Heaviest Matter Of The Universe"
3. "Backbone"
4. "Love"
5. "From The Sky"
6. "A Sight To Behold"
7. "The Art Of Dying"
8. Drum solo
9. "Clone"
10. "Flying Whales"
11. "Toxic Garbage Island"
12. "The Way Of All Flesh"
13. "Terra Incognita"
14. "Vacuity"
DOCUMENTÁRIO "THE WAY OF ALL FLESH FROM THE INSIDE" (62 minutos)

CD (65 minutos)
1. "Oroborus"
2. "The Heaviest Matter Of The Universe"
3. "Backbone"
4. "Love"
5. "From The Sky"
6. "A Sight To Behold"
7. "The Art Of Dying"
8. "Clone"
9. "Flying Whales"
10. "The Way Of All Flesh"
11. "Terra Incognita"
12. "Vacuity"

Elementos:
- Joe Duplantier (voz, guitarra)
- Christian Andreu (guitarra)
- Jean-Michael Labadie (baixo)
- Mario Duplantier (bateria)

Discografia (álbuns de estúdio)
- "Terra Incognita" (CD - 2001)
- "The Link" (CD - 2003)
- "From Mars To Sirius" (CD - 2005)
- "The Way Of All Flesh" (CD - 2008)
- "L'Enfant Sauvage" (CD - 2012)





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...