photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Vertigo Steps - "surface/light"

VERTIGO STEPS
"surface/light"
[CD - Ethereal Sound Works]

Há dois anos "Melancholy Hour" pôs em evidência todo o potencial de escrita de Bruno A., mentor deste projecto lisboeta partilhado com o vocalista finlandês Niko Mankinen. A fusão de rock alternativo, progressivo e negro, com uma excepcional capacidade melódica, resultou num dos álbuns mais consistentes lançados por terras lusas nos últimos anos. Por esse preciso motivo, as expectativas eram acrescidas para este regresso.

Ao longo de três discos, os Vertigo Steps foram amaciando o seu som e acentuam ainda mais a tendência neste "surface/light". Embora as guitarras continuem fortes, este registo é, indiscutivelmente, mais melancólico, ambiental e etéreo. Apesar de não romperem bruscamente com o passado, trazem algo, de certa forma, inesperado mas que acaba por resultar positivamente.

A grande tentação é considerar este disco menos  eficaz que o seu antecessor, o que também pode significar uma experiência mais profunda e exigente para o ouvinte. Os excelentes "Railroads Of Life", "Tonight I Died, Tomorrow I'll Live" ou "Someone (Like You)" têm basicamente o mesmo apelo radiofónico que muitos dos temas de "Melancholy Hour", mas se tivermos em conta as restantes faixas acabamos por considerar este um novo capítulo no percurso dos Vertigo Steps - uma forma de se reinventarem com prudência.

A participação dos convidados de peso Jan Transit (In The Woods...), Stein Sordal (Green Carnation), Patrik Karlsson (This Heaven) e Sophie (Ugarit) confirmam um acréscimo de qualidade e as influências post e gothic rock estão agora mais acentuadas. Enquanto isso, preservam as influências de Porcupine Tree, Katatonia e Green Carnation.

Mais uma vez Bruno A. mostra que não só no rock ou metal mais pesado há grandes valores em Portugal. A sua forma de escrita demarca-se cada vez mais das restantes e a consistência da sua música já ultrapassou o teste do "algodão". Que assim continue por muitos e bons anos. [8/10] N.C.

Data de lançamento: 16 de Abril de 2012
Nota de estúdio: produzido, gravado e masterizado por Daniel Cardoso e Nuno Pardal (Ultrasound Studios, Moita)
Estilo: dark/progressive metal
Origem: Portugal/Finlândia
Formação: 2007

Alinhamento:
1. "Vertigo Dawn" (1:53)
2. "The Hollow" [com Sophie] (4:35)
3. "Silent Bliss" (3:52)
4. "Railroads Of Life" [com Jan Transit e Sophie] (4:27)
5. "Tonight I Died, Tomorrow I'll Live" [com Patrik Karlsson] (4:07)
6. "Doppler Defect" (4:08)
7. "Disappear Here" (4:50)
8. "Helsinki" ((5:05)
9. "Someone (Like You)" (4:09)
10. "Zeppelin On Fire" (4:10)
11. "Schadenfreude" [com Sophie] (3:55)
12. "Nothing At All" [cover Rob Dougan/com Stein Roger Sordal] (4:36)
13. "The Porcupine Dilemma" [com Patrik Karlsson] (5:18)
Duração: 55 minutos

Elementos:
- Niko Mankinen (voz)
- Bruno A. (guitarras, baixo, samples, teclados)
- Daniel Cardoso (bateria, segundas vozes) [músico de sessão]

Discografia:
- "Vertigo Steps" [CD - 2008]
- "The Melancholy Hour" [CD - 2010]
- "surface/light" [CD - 2012]


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...