photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Metallica - «Master Of Puppets»

METALLICA
Master Of Puppets”
[CD – Elektra Records]

Após uma audição de "Master Of Puppets" passados muitos meses, é sempre bom sentir aquele mesmo arrepio na espinha que se sente quando o ouvimos pela primeira vez. Mesmo depois de tantos anos (26!), continua fresco, moderno e a influenciar um sem fim de bandas pelo mundo fora. Para muitos, talvez este seja o álbum mais marcante da história do metal. Como prova, temos o disco de platina sextuplo e a mais recente tour, em 2006, inspirado em "Master Of Puppets" e que serviu também de homenagem ao molagrado baixista Cliff Burton. Este é um disco conceptual que retrata o tema da dominação, e isso pode ser ouvido no seu decorrer.

"Battery" abre as hostes com a sua melodia limpa e lenta passando a uma velocidade estonteante e pura agressividade thrash. Segue-se a faixa-título que, como se sabe, é uma constante ao vivo e uma das que mais caracteriza o som dos Metallica. Sabe sempre bem ouvir e relembrar aquele solo de James Hetfield a meio. Curiosamente esta era a favorita de Burton.

"The Thing That Should Not Be" é, muito provavelmente, do mais pesado e obscuro que pode constar no reportório da banda. Riff pesadão, lento, letra sombria.

"Sanitarium" é uma “balada” bem ao estilo dos The Four Horsemen. Muita melodia nas guitarras, múltiplos solos, um riff principal memorável. De arrepiar. Uma boa maneira de acabar a primeira parte do disco.

"Disposable Heroes" traz de novo a rapidez tipicamente thrash. Letras sobre morte e guerra, solos ultra-rápidos, uma verdadeira montanha russa de emoções. O ritmo volta a abrandar de seguida com "Leper Messiah" mas os riffs continuam pesadíssimos. O que vem de seguida talvez seja uma das peças musicais mais inspiradas e belas de sempre: "Orion". Este instrumental escrito e composto por Cliff Burton inicia de uma forma bem pesada, passa para um meio excêntrico e cheio de brilhantes solos (de baixo e guitarra) e acaba da mesma forma que começa - pesado. O disco acaba com "Damage Inc.", uma verdadeira dose brutal do mais puro thrash que pode haver.

"Master Of Puppets" é daqueles discos que só fica melhor com a idade e que deve ser ouvido e adorado por todos os amantes de metal em geral. Genialidade é a única palavra que nos vêm à cabeça. Muito dificilmente haverá alguém a escrever algo melhor do que estes 55 minutos inspiradíssimos. M.M.

Data de lançamento: 21 de Fevereiro de 1986
Nota de estúdio: produzido por Flemming Rasmussen
Estilo: thrash metal
Origem: San Francisco, Califórnia (E.U.A.)
Formação: 1981

Alinhamento:
1. “Battery” (5:12)
2. “Master Of Puppets” (8:35)
3. “The Thing That Should Not Be” (6:36)
4. “Welcome Home (Sanitarium)” (6:27)
5. “Disposable Heroes” (8:16)
6. “Leper Messiah” (5:40)
7. “Orion” (8:27)
8. “Damage Inc.” (5:32)
Duração: 55 minutos

Elementos:
- James Hetfield (voz, guitarra)
- Kirk Hammet (guitarra)
- Cliff Burton (baixo)
- Lars Ulrich (bateria)

Discografia (álbuns de estúdio):
- "Kill 'Em All" (CD - 1983)
- "Ride The Lightning" (CD – 1984)
- "Master Of Puppets" (CD – 1986)
- "…And Justice For All" (CD – 1988)
- "Metallica" (CD – 1991)
- "Load" (CD – 1996)
- "Reload" (CD – 1997)
- "St. Anger" (CD – 2003)
- "Death Magnetic" (CD – 2008)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...