photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Mnemic / RCA / In Chaos
19.07.12 - In Live Caffé, Moita

Cinco anos depois de participarem na última tour do Alta Tensão, os dinamarqueses Mnemic regressaram a Portugal para o que inicialmente estava previsto ser um espectáculo no República da Música, em Alvalade. Contudo, por motivos de força maior, o mesmo foi mudado para uma sala que ainda continua a ser o ponto de encontro de muitas bandas - o In Live Caffé.

A abertura ficou a cargo dos IN CHAOS, banda portuguesa que combina o heavy com o thrash metal, fazendo algo que não se vê há algum tempo. Embora sendo uma banda bastante recente, os In Chaos sabem bem que lugar querem ocupar e dão um espetáculo a que ninguém fica indiferente - uma mistura de riffs, solos e melodias pesadas que já se podem ver a ser cantadas pelo público.

De seguida tomaram conta do palco os RCA, uma banda de covers nacional que dá um espetáculo maioritariamente composto por medleys de temas bem conhecidos. Ver uma banda de versões neste tipo de eventos não é muito habitual, mas com a rapidez com que este evento foi marcado, os RCA prontificaram-se a fazê-lo, embora haja por aí um número vasto de bandas de originais pronto a dar concertos. 

Numa sala com cerca de 100 pessoas, os MNEMIC entraram a horas e abriram com "Liquid", o tema que marca o exacto início da carreira editorial do grupo no já longínquo "Mechanical Spin Phenomena", de 2003. E talvez a comprovar que os tempos são outros para a (cada vez mais) banda de Mircea Eftemie,  a novidade "Mnemesis" só foi referenciada com o tema "Transcend".

Com uma energia brutal, o renovado quinteto de Aalborg soube puxar pelo público, especialmente Guillaume Bideau (voz) que sensibilizava os presentes para soltarem a sua energia e aproximarem-se do palco. Todos os elementos demonstraram uma presença muito extrovertida, novamente com destaque para Bideau que de vez em quando mandava umas piadas. Num concerto bastante intenso, e depois do encore, juntaram todas as pessoas da sala à frente do palco para uma despedida em grande. 

É certo que para esta noite talvez se esperasse mais público, mesmo que se tenha registado o tal imprevisto em relação ao local do espectáculo. Cerca de uma centena de pessoas no In Live Caffé não é suficiente para congestionar o "trânsito" mas, ainda assim, não foi impeditivo de que esta noite se tornasse brutal, até segundo muitos dos presentes. 

Texto e fotografia: Filipa Loulé

Ver fotogaleria

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...