photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Anathema / Astra
20.10.12 - Paradise Garage, Lisboa

É bom saber e ver que o Paradise Garage está de volta. O mítico espaço lisboeta tem recebido de novo muitas bandas nacionais e internacionais de renome. Desta feita os Anathema, de regresso ao nosso país com os seus convidados especiais, os norte-americanos Astra.

Pela primeira vez no nosso país, os ASTRA presentearam-nos com o seu rock progressivo de cariz psicadélico. Com uma curta actuação, conseguiram tocar poucos temas sendo que a maioria tem mais de dez minutos de duração. Infelizmente foram muito afectados pela fraca qualidade de som, não conseguindo captar a atenção dos ainda poucos presentes que estavam em "pulgas" pela subida ao palco dos Anathema. De qualquer modo, consegue-se perceber que são uma banda coesa e que merece a sua presença no festival Roadburn no próximo ano.

De seguida os ANATHEMA que pela sexta vez pisavam territórios nacionais. “Weather Systems”, o seu mais recente e muito bem aclamado lançamento, foi uma boa fatia da sua setlist. À hora que começou a actuação, o Paradise Garage já estava bem mais composto. E, logo após os primeiros acordes de “Untouchable Pt.1”, conseguia-se perceber que os problemas de som estavam, felizmente, ultrapassados.

Os irmãos Cavenagh, juntamente com o português Daniel Cardoso nas teclas, partiram para mais um grandioso concerto como já nos habituaram. Sempre muito conversadores em palco, souberam sempre puxar pelo público quando este começava a dar sinais de algum cansaço. Público este que parecia já saber de trás para a frente as letras do novo álbum mas que vibrava de forma especial e cantava de forma sentida quando tocaram os grandes clássicos como “Deep”, “One Last Goodbye” ou mesmo “A Natural Disaster”. Quase duas horas depois, e no final do encore, fecharam com a inevitável “Fragile Dreams”.

O público saiu do recinto com sorrisos na cara, pois tinha assistido a mais um belo espectáculo da banda de Liverpool. Talvez se tivesse ficado com pena de não ter ouvido qualquer música do álbum “A Fine Day To Exit” mas é certo que ninguém ficou a perder. Fica a promessa de voltarem em breve a Portugal.

Texto: Mark Martins
Fotografia: Catarina Torres


Setlist ANATHEMA:
1. "Untouchable, Part 1" 
2. "Untouchable, Part 2" 
3. "Thin Air" 
4. "Dreaming Light" 
5. "Everything" 
6. "Deep" 
7. "Emotional Winter" 
8. "Wings of God" 
9. "A Simple Mistake" 
10. "Lightning Song"
11. "The Storm Before The Calm" 
12. "The Beginning and The End" 
13. "Universal"
14. "Closer" 
15. "A Natural Disaster" 
16. "Flying" 

Encore
17. "One Last Goodbye" 
18. "Fragile Dreams"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...