photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Anomally - «While The Gods Sleep»

ANOMALLY
"While The Gods Sleep"
[EP - Edição de autor]

Projectar uma carreira nos Açores é algo, como é reconhecido, de extraordinária dificuldade. Todavia, tal nunca foi nem será castrador de evolução e competência. E quem segue de perto as pisadas deste sexteto de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, sabe perfeitamente do que se está a falar.

Uma demo e um álbum depois, os Anomally regressam num formato mais compacto mas nem por isso menos rico. Aliás, esta será a derradeira ou pelo menos a mais protuberante forma de expressão do seu talento até à data. A algumas (para não dizer muitas) milhas do trabalho apresentado anteriormente, os Anomally denotam um crescimento acentuado na sua forma de escrita, onde é evidente a preocupação pelos arranjos e pequenos/grandes detalhes. Sobretudo no que respeita ao trabalho dos teclados a banda atinge um novo patamar de excelência, o que aliado a uma estrutura musical mais versátil, acaba por circunscrever os Anomally num território que já não só deve ao death metal melódico, gótico e black metal, mas também a um certo progressismo que se pode tornar muito interessante se desenvolvido no futuro.

Sem fúria ou melancolia em excesso, "While The Gods Sleep" é um foco harmonioso e equilibrado de vários elementos musicais, não necessariamente inovadores, mas potenciados por uma maturidade que excede muitos grupos com mais rodagem e/ou expostos a um grande mercado. Portanto, fica a questão para muita gente: e se estes rapazes estivessem fixados noutro lugar do planeta?

Com os meios de que dispõe, a banda foi capaz de construir um trabalho muito sólido, onde o ar profissional emana e espanta: gravação por conta própria (Tiago Alves, guitarrista), mistura por Fredrik Nordstrom [Dimmu Borgir, Opeth], masterização por Peter In De Betou [Hypocrisy, Dark Tranquillity], artwork por Marcelo Vasco [Soulfly, Vader] e participações especiais de Flávio Silva [Oblique Rain], Michael Sousa [R.A.M] e do Coro da Escola Básica e Integrada de Tomás de Borba (capaz de dar um delicioso carácter sinfónico a "Controlled By Oppression").  

De facto, os Anomally não esperam pelo despertar dos deuses ou que os Açores se unam por terra aos continentes para afirmarem o seu trabalho . Para além da capacidade musical deste trabalho, estes rapazes mostram que são inconformados por natureza e já perceberam dos benefícios do trabalho árduo e incondicional. E quando assim o é, as propensões para o crescimento são maiores e este EP é um grande passo nesse sentido. [7/10] N.C.

Data de lançamento: 24 de Agosto de 2012
Nota de estúdio: captado por Tiago Alves nos Waveyard Studios (Portugal); misturado por Fredrik Nordstrom e Henrik Udd nos Studio Fredman (Suécia); masterizado por Peter In De Betou nos estúdios Tailor Maid (Suécia)
Estilo: death/gothic/black metal
Origem: Angra do Heroísmo (Açores, Portugal)
Formação: 2005

Alinhamento:
1. "Controlled By Oppression" (05:46)
2. "Redrum" (04:04)
3. "Cold" (04:40)
4. "Pandora's Box" (04:50)
5. "From Lust..." (01:10)
6. "... To Screams" (03.53)
Duração: 24 minutos

Elementos:
- Nelson Leal (voz)
- Tiago Alves (guitarra)
- Luís Brum (guitarra)
- João Toste (baixo)
- Miguel Aguiar (teclado)
- José Pires (bateria)

Discografia:
- "Anomally" (DCD - 2006)
- "Once In Hell..." (CD - 2008)
- "While The Gods Sleep" (EP - 2012)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...