photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Deep Coma - "Recording Abnormal Psychotic Episodes"

DEEP COMA
"Recording Abnormal Psychotic Episodes"
[CD - Torn Flesh Records]

Três discos em três anos podem ser indicadores de várias coisas - excesso de criatividade ou enorme disponibilidade para mostrar serviço. Os Deep Coma, na pele do seu mentor Tito Bettencourt, acentuam principalmente a segunda premissa, uma vez que são praticamente inexistentes os casos de tamanha fertilidade em tão reduzido espaço de tempo.

Todavia, nota-se alguma evolução da estreia "Down The Gutter" para o actual "R.A.P.E.". A qualidade dos riffs melhorou, bem como a dinâmica entre temas desenfreados e outros mais arrastados e sinistros. Contudo, o principal problema dos Deep Coma é mesmo ainda alguma falta de bagagem, sendo que se inclui também nesta análise a produção caseira que, mesmo que não objective um som muito polido, prejudica bastante o resultado final. Particularmente a sonoridade e a falta de dinâmica da bateria (uma vez que é programada), deita por terra muito do impacto que estes temas podiam ter.

Outro dos grandes problemas acaba também por ser a voz de Maldor Evyl, sobretudo quando tenta soar fantasmagórico ou maléfico com recurso a uma espécie de voz narrada. Novamente a produção não ajuda a esta abordagem, mas a verdade é que há por vezes na sua prestação demasiada arbitrariedade ou, por outro lado, demasiada dependência das harmonias da guitarra.

Ressalva-se neste trabalho alguns bons riffs à Sepultura e um ambiente podre à Burzum, bem como a aparente preocupação da banda em começar a diversificar em alguns aspectos - "A Dance Of Snowflakes  Under Moonbeams" é um interlúdio muito adequado, quer pela sua obscuridade quer pela posição que assume no disco, e "Beyond The Walls Of Sleep" tem melodias, a espaços, cativantes.

Entretanto, há ainda um longo caminho a percorrer pelos Deep Coma, e a solução certamente que não passa por editar discos com tanta frequência. Há que parar e pensar se o seu trabalho é apenas para gozo pessoal ou se pretende atingir algum valor dentro de um mercado que se rege por um profissionalismo clínico. [4.5] N.C.

Data de lançamento: Setembro de 2012
Nota de estúdio: gravado e produzido por Tito Bettencourt
Estilo: thrash/death/black metal
Origem: Ponta Delgada (Portugal)
Formação: 2009

Alinhamento:
1. "Blood & White Lace" (4:31)
2. "Raw Head Rex" (2:28)
3. "The Golden Claws Of Desire" (3:11)
4. "Cross Of Razor Wire" (2:00)
5. "Blu Giallo Rosso" (3:21)
6. "A Dance Of Snowflakes Under Moonbeams" (3:24)
7. "Crime Scene" (2:59)
8. "Dark Woods" (3:04)
9. "Life On Earth Ends" (2:22)
10. "Come Forth Beast" (1:30)
11. "Beyond The Walls Of Sleep" (7:11)
Duração: 36 minutos

Elementos:
- Maldor Evyl (voz)
- Tito Bettencourt (todos os instrumentos, vozes adicionais)

Discografia:
- "Down The Gutter" (CD - 2010)
- "Despair As You Stare" (CD - 2011)
- "Recording Abnormal Psychotic Episodes" (CD - 2012)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...