photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - The Devin Townsend Project - "Epicloud"

THE DEVIN TOWNSEND PROJECT
"Epicloud" 
[CD - HevyDevy / InsideOut]

Devin Townsend é considerado o mestre  do metal progressivo e, à sua boa maneira irrequieta, não deixou quebrar o ritmo alucinante de quase um álbum por ano. “Epicloud” é o mais recente.

A música de abertura é uma espécie de intro denominado “Effenvescent!”, que soa a cantos de ópera bastante parecidos com os que os Queen usavam.

O tema “True North” começa com a voz angelical de Anneke Van Giersbergen [ex-The Gathering], contrastando com a voz potente de Devin, entre outros ritmos instrumentais diferentes. A partir daí, vamos sentir o peso que este tema vai ganhando.

A faixa “Lucky Animals” tem o seu lado humorístico, como quem não levasse muito  a sério o que está a tocar, como já é hábito no músico canadiano que dá sempre o seu toque de brincadeira aos temas.

“Where We Belong” e “ Save Our Own” são faixas bastante calmas, podemos mesmo chamar-lhes baladas de metal, atendendo ao constante som da viola e da voz de Anneke. Chegam a soar a pop metal.

Em “Kingdom” já se nota um som mais pesado, com a voz operática de Devin que sobrevoa a brutalidade da bateria. Neste tema , o mestre mostra porque razão é umas das figuras mais marcantes  dentro da cena metal. Este grande senhor faz da sua voz o que quer. Tanto eleva-se aos picos mais altos - ao jeito de um tenor -, como aplica um registo mais agressivo.

“Divine” é, sem dúvida, um tema calmo e bastante sentido, sempre acompanhado por uma guitarra.

A vocalista holandesa torna-se um elemento constante e fundamental em quase todos os temas e começa muito bem em “Grace”. A dada altura, o tema torna-se quase numa ópera metal. É algo que só se sente na plenitude ouvindo, graças à voz cristalina que está muito bem enquadrada e que tem toda a leveza para nos perfurar a mente.

“Hold On” é um registo calmo e melodioso que fica no ouvido pela sua batida - o dueto de vozes combina lindamente.

Para finalizar, encontramos “Angel”. Inicia-se  ao som de um piano, seguido da voz magnífica de Anneke que com o seu “grito” nos faz arrepiar. O instrumental é calmo, criando a base perfeita para que as  vozes de ópera e de Anneke elevem este tema a outro patamar - o maior destaque do álbum.

Olhando para a extensa e rica discografia deste senhor, só podíamos esperar um registo desta categoria. Excelente, vale a pena ouvir. [8/10] S.F. 

Data de lançamento: 24 de Setembro de 2012
Nota de estúdio: produzido por Devin Townsend
Estilo: rock/metal progressivo
Origem: New Westminster (Canadá)
Formação: 2009

Alinhamento:
1. "Effervescent!" (00:44)
2. "True North" (03:53)
3. "Lucky Animals" (03:21)
4. "Liberation" (04:27)
5. "Where We Belong" (04:08)
6. "Save Our Now" (05:29)
7. "Kingdom" (06:09)
8. "Divine" (04:05)
9. "Grace" (05:54)
10. "More!" (03:57)
11. "Lessons" (01:07)
12. "Hold On" (03:57)
13. "Angel" (06:01)
Duração: 49 minutos

Elementos:
- Devin Townsend (guitarra, voz, teclado)
- Anneke Van Giersbergen (voz)
- Dave Young (guitarra)
- Mike Young (baixo)
- Ryan Van Poederooyen (bateria)

Discografia:
- "Ki" (CD - 2009)
- "Addicted" (CD - 2009)
- "Ghost" (CD - 2011)
- "Deconstruction" (CD -2011)
- "Contain Us" (Box Set - 2011)
- "By A Thread" (Live in London 2011) (Box Set - 2012)
- "Epicloud" (2012)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...