photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Via Sacra - "The Road"

VIA SACRA
"The Road"
[CD - Edição de autor/Ethereal Sound Works]

Pouco se sabe sobre esta banda nacional e ela própria não estará muito interessada em tal. É preciso uma busca mais "penosa" para conseguirmos descobrir que afinal a sua origem remonta a 2006 e estão localizados em Oliveira de São Mateus. Pese embora o mais importante seja sempre a música, a verdade é que a banda deve começar logo por cuidar a sua comunicação.

Neste mesma pesquisa consegue-se descobrir que a banda já chegou a algumas finais de concursos e garante ter tido elogios de Luís Jardim e Fernando Ribeiro [Moonspell]. Com produção nos Ultrasound Studios e um digipack interessante, os Via Sacra (tirando ainda o nome menos inspirado, ainda que hajam tantos por aí) equilibram-se num hard rock seduzido pelo gótico e até pelo doom - não serão descabidas as aproximações a Messiah Marcolin dos Candlemass num tema como "Storm In Your Soul".

Todavia, a banda nunca chega a atingir a combustão, quer ríffica, quer melódica. Um género musical destes precisa de maior eloquência e, sobretudo, linhas e coros passíveis de ficarem entranhados, sem remissão, nos nossos pavilhões auditivos. Depois há uma estranha convivência entre a "alegria" do hard rock a melancolia do gótico. Provavelmente "Black Angel" tem o riff mais electrizante deste trabalho, mas rapidamente alterna nuances... e perde-se a vibração. Felizmente que temos atitude de sobra em "Baby, Baby".

Se tecnicamente, os próprios Via Sacra assumem que não estão para concorrer com ninguém (o que até é positivo), então resta-lhes agudizar a sua capacidade para criar canções, sejam elas mais negras ou "claras". Sente-se potencial, mas precisam urgentemente de um abanão entre as suas quatro paredes para interiorizarem que é possível conferir outra dinâmica, músculo e magnetismo ao seu som. [5.8/10] N.C.

Data de lançamento: 22 de Setembro de 2012
Nota de estúdio: captado por Pedro Mendes nos Ultrasound Studios (Braga); misturado e masterizado por Daniel Cardoso nos Ultrasound Studios (Moita)
Estilo: hard rock/gótico
Origem: Oliveira de São Mateus (Portugal)
Formação: 2006

Alinhamento:
1. "Jimmy's Life" (4:15)
2. "Lost World" (5:02)
3. "Souls Of Fire" (4:13)
4. "No Lies" (5:05)
5. "Black Angel" (4:24)
6. "Storm In Your Soul" (4:24)
7. "Baby, Baby" (4:20)
8. "Secret Garden" (4:30)
9. "Never Come Back Home" (6:11)
10. "The End Of The Road" (5:38)
Duração: 49 minutos

Elementos:
- Lázaro (voz,guitarra)
- Ricardo (guitarra)
- Carlos (baixo, voz)
- Joel (voz, teclas)
- Rui (bateria)

Discografia:
- "The Road" (CD - 2012)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...