photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Urban War - "Reborn"

URBAN WAR
"Reborn"
[CD - Raging Planet/Raising Legends]

Penso que todos concordarão se dissermos que a região Norte tem sido o local de lançamento para muitas bandas de grande qualidade no panorama underground nacional desde há uns anos para cá. A nossa teoria é a de que isso se poderá dever ao "frio" (que por norma, é superior nessa zona). Talvez a música pesada sirva como uma lareira, constantemente a fervilhar, que permite esquecer as baixas temperaturas e unir as pessoas à sua volta para criar música. Seja como for, a verdade é que os Urban War, oriundos do Porto, são mais um exemplo de muita qualidade que faz elevar a fasquia do metal nacional.

Depois do lançamento do EP "Who's Watching You?", em 2008, seguiram-se quatro longos anos até à edição do muito aguardado disco de estreia, "Reborn". Quatro anos de muito trabalho para a banda, com inúmeros concertos e bastante trabalho de estúdio, culminando com o lançamento deste conjunto de dez temas. São 42 minutos que começam com o tema-título e terminam em "Tree Of Life", nos quais é possível ouvir de tudo um pouco. Sendo o som marcado por uma vertente groove, que inevitavelmente nos leva a outro continente e nos lembra Lamb Of God, é também visível uma enorme preocupação com a melodia. Os Urban War não se deixam, no entanto, levar por labels e não estabelecem limites à música que fazem. São visíveis as mais diversas influências entre partes acústicas, melodias e, em grande parte das músicas, refrões orelhudos, não esquecendo nunca o peso e a velocidade que se destacam especialmente em "Deepest Eye" e "Burn Love" - esta última introduzida apenas por um baixo capaz de arrepiar qualquer um. O nível técnico de todos os executantes é bastante elevado. A voz, a guitarra, a bateria, o baixo... em todos os elementos é visível muito trabalho, empenho e experiência.

"Reborn" é um álbum que proporciona uma experiência soberba e impossível de sentir apenas uma vez. Para fãs deste género, será certamente complicado chegar ao fim sem a vontade de ouvir tudo outra vez, sentir tudo de novo, descobrir novos pormenores que à primeira audição tinham escapado. Além de tudo isso, o álbum destaca-se pela atitude in your face, por não ter "papas na língua", sendo que a banda faz o que quer e o que gosta, criticando o que pensam estar errado. O melhor exemplo disso é a introdução de "2 Faces Against The Wall" onde, depois do barulho de um batalhão a marchar, ouve-se um general dizer "Soldiers, March To Death", seguindo-se um dos potenciais melhores e mais viciantes riffs do álbum.

Sendo uma banda ainda pouco conhecida, este registo acaba por revelar-se uma grande surpresa. Daqui em diante estaremos mais atentos aos passos deste grupo que, apesar de já apresentar um nível técnico e musical acima da média, tem ainda uma grande margem de progressão e inúmeros lugares para conquistar (quer dentro, quer fora do país). [8.5/10] B.C.

Data de lançamento: Junho de 2012
Nota de estúdio: gravado e produzido por Paulo Lopes nos Soundvision Studios (Vila do Conde).
Estilo: thrash/groove metal
Origem: Porto (Portugal)
Formação: 2005

Alinhamento:
1. "Reborn" (5:03)
2. "Faith & Flames" (4:23)
3. "Burn Love" (3:17)
4. "As I Hold The Moment" (4:35)
5. "Halo" (3:57)
6. "Until It Falls" (4:28)
7. "2 Faces Against The Wall" (5:09)
8. "Deepest Eye" (3:50)
9. "Devil’s Throat" (2:52)
10. "Tree Of Life" (5:07)
Duração: 42 minutos

Elementos:
- Bobby (voz)
- Espinha (guitarra/voz)
- Filipe (baixo)
- Nelo (bateria)

Discografia:
- "Who's Watching You?" (EP - 2008)
- "Reborn" (CD - 2012)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...