photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Nightwish - "The Score"

NIGHTWISH
“The Score”
[CD – Nuclear Blast]

Nightwish e Tuomas Holopainen são nomes que dispensam apresentação, mesmo fora da dimensão do metal sinfónico que caracteriza a sua música. Desde que se formaram, há mais de dezasseis anos, estes finlandeses foram construindo uma carreira sólida e de sucesso, apesar dos altos e baixos no que toca à substituição de vocalistas (Tarja Turunen em 2005 e Anette Olzon há alguns meses). Pode dizer-se que chegaram a um ponto que lhes permite fazer o que entenderem – e foi o que fizeram. O sétimo álbum da banda, “Imaginaerum”, foi produzido a par com um filme de igual título e as suas músicas baseiam-se nesse mesmo filme – uma “aventura de fantasia emocional”. E este “The Score” de que falamos agora é a sua banda sonora.

Como qualquer outro filme de fantasia, a música que o acompanha é épica, maioritariamente instrumental, e repleta de mudanças de andamento, para provocar emoções fortes. Um pouco a la Danny Elfman e Hans Zimmer, mas com uma pitada orquestral típica dos Nightwish – Tuomas Holopainen não teve tempo de dedicar-se a 100% a esta composição, devido à tour de “Imaginaerum”, mas graças à avançada tecnologia das comunicações de hoje, pôde acompanhar todo o processo que deixara nas mãos de Petri Alanko.

A descrição oficial é de que os temas de “The Score” são reinterpretações por Alanko dos temas de “Imaginaerum”. Mas é mais justo dizer que há passagens entrelaçadas, como “Turn Loose The Mermaids” em “Sundown”, “Storyline” em “Orphanage Airlines” ou “Rest Calm” em “Wonderfields”, e que dali todos eles evoluem para um tema independente, adaptando-se à acção da cena a que dão som no filme. Só “Deeper Down” poderia pertencer a qualquer outro álbum, uma vez que a sua melodia, embora melancólica, foge a todo a “natureza de banda sonora” e é a única que é verdadeiramente cantada por Anette Olzon. De notar também que a letra fala num corvo, numa coruja e numa pomba, remetendo-nos para “The Crow, The Owl And The Dove” de “Imaginaerum”.

Recomendado a todos os amantes de bandas sonoras épicas e, claro, aos fãs dedicados dos Nightwish. [7.5/10] R.L.

Data de lançamento: 9 de Novembro de 2012
Nota de estúdio: não disponível
Estilo do álbum: banda sonora épica
Estilo da banda: metal sinfónico
Formação: 1996
Origem: Kitee (Finlândia)

Alinhamento:
1. "Find Your Story" (2:30)
2. "Orphanage Airlines" (4:34)
3. "Undertow" (5:17)
4. "Spying In The Doorway" (3:03)
5. "A Crackling Sphere" (3:59)
6. "Sundown" (5:33)
7. "Wonderfields" (5:31)
8. "Hey, Buddy" (3:03)
9. "Deeper Down" (3:28)
10. "Dare To Enter" (1:50)
11. "I Have To Let You Go" (8:16)
12. "Heart Lying Still" (4:00)
13. "From G To E Minor" (2:32)
Duração: 53:37

Elementos:
- Anette Olzon (voz)
- Marco Hietala (baixo/voz)
- Erno "Emppu" Vuorinen (guitarras)
- Tuomas Holopainen (teclas)
- Jukka Nevalainen (bateria)

Discografia:
- “Angels Fall First” (CD - 1997)
- “Oceanborn” (CD - 1998)
- “Wishmaster” (CD - 2001)
- “Century Child” (CD - 2002)
- “Once” (CD - 2004)
- “Dark Passion Play” (CD - 2007)
- “Imaginaerum” (CD - 2011)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...