photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Voivod - "Target Earth"

VOIVOD
"Target Earth"
[CD - Century Media]

A todos os níveis, o virar da década seria, forçosamente, marcante para esta peculiar entidade canadiana. Órfão do maior responsável pela definição do seu som, o guitarrista Denis "Piggy" D'Amour que faleceu vítima de cancro do cólon em 2005, era altura de perceber até que ponto os Voivod tinham condições para continuar a trilhar um caminho que nos habituaram a ser singular. A indefinição em relação ao futuro ensombrou os últimos anos da banda, tanto que o anterior "Infini" chegou a ser oficializado como o seu último álbum. 

Apesar disso tudo, e até por manterem três dos seus membros originais (assinalando-se o regresso do baixista Jean-Yves Thériault doze anos depois), sustentava-se a esperança de que fosse possível seguir em frente e abrir um novo capítulo, sobretudo sem a tal forma de expressão excêntrica e muitas vezes dissonante a que nos habituou Piggy. Sendo que este último é daqueles músicos difíceis de substituir, acaba por ser surpreendente a forma sumptuosa e bem sucedida como o estreante Daniel "Chewy" Mongrain desempenha o seu papel neste disco. Não há reservas em dizer que os Voivod continuam a soar aos Voivod, sem tanto experimentalismo, é verdade, mas com a mesma perspicácia e até sarcasmo dos clássicos "Nothingface" ou "Killing Technology".

O tema-título, que abre o disco, resume quase na plenitude todas as facetas (desde a mais crossover, à progressiva e até rockeira) dos Voivod e abre caminho a "Kluskap O'Kom" que tem uma entrada que ficará na memória pelo seu lado cómico. Depois temos os mais progressivos "Mechanical Mind" e "Warchaic" que são apenas dois exemplos do que melhor os Voivod sabem fazer.

"Target Earth" revela-se, assim, um disco muito consistente, ainda que seja difícil não sentir alguma nostalgia pelo período áureo dos finais dos anos 80. Mas à parte dos sentimentalismos históricos, este é um regresso honroso, apesar da uma primeira metade do alinhamento bem mais excitante, e que garante mais uns anos de vida à mítica banda do Quebeque, até porque Mongrain passou o teste do "algodão" com distinção (graças ao arrojo progressivo dos seus Martyr e pela sua extrema devoção à banda que o introduziu ao metal). Sem perdão possível, apenas a capa, mesmo que possa ter sido um acto expansivo de ironia. [8/10] N.C.

Data de lançamento: 21 de Janeiro de 2013
Nota de estúdio: gravado e produzido por Pierre Rémillard nos Wild Studios (Canadá); misturado por Sanford Parker.
Estilo: thrash metal progressivo
Origem: Quebeque (Canadá)
Formação: 1982

Alinhamento:
1. "Target Earth" (6:05)
2. "Kluskap O'Kom" (4:24)
3. "Empathy for the Enemy" (5:46)
4. "Mechanical Mind" (7:36)
5. "Warchaic" (7:01)
6. "Resistance" (6:46)
7. "Kaleidos" (6:28)
8. "Corps Étranger" (4:36)
9. "Artefact" (6:26)
10. "Defiance" (1:33)
Duração: 56:42 minutos

Elementos:
- Denis "Snake" Bélanger (voz)
- Daniel "Chew" Mongrain (guitarra)
- Jean-Yves "Blacky" Theriault (baixo)
- Michel "Away" Langevin (bateria)

Discografia:
- "War And Pain" (CD - 1984)
- "Rrröööaaarrr" (CD - 1986)
- "Killing Technology" (CD - 1987)
- "Dimension Hatröss" (CD - 1988)
- "Nothingface" (CD - 1989)
- "Angel Rat" (CD - 1991)
- "The Outer Limits" (CD - 1993)
- "Negatron" (CD - 1995)
- "Phobos" (CD - 1997)
- "Voivod" (CD - 2003)
- "Katorz" (CD - 2006)
- "Infini" (CD - 2009)
- "Target Earth" (CD - 2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...