photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Intronaut - "Habitual Levitations (Instilling Words With Tones"

INTRONAUT
“Habitual Levitations (Instilling Words With Tones)”
[CD – Century Media]

Ainda está bem presente na nossa memória o grandioso "Valley Of Smoke" que estes californianos lançaram em 2010. Foi o álbum que marcou a sua mudança em termos de sonoridade e que os elevou a um patamar superior. 

Desta vez os Intronaut quiseram ir ainda mais além. Tendo a sua máquina muito bem oleada graças à experiência da gravação de "Valley Of Smoke" e aos muitos concertos que deram (sempre muito bem acompanhados de bandas como os grandiosos Meshuggah e Tool), decidiram tomar ainda mais riscos e cedo reparamos que esses mesmos valeram bem a pena. As boas bandas "fazem-se" assim.

Diversidade é a palavra de ordem aqui. Há riffs para todos os gostos. "Killing Birds With Stones" abre as hostes com um belíssimo riff e apercebemo-nos logo que vamos ouvir um daqueles discos especiais, daqueles que vão perdurar na memória durante muitos e longos anos. Essa mesma faixa mostra-nos o que vem por aí em diante: uma boa combinação de agressividade sem ser necessário recorrer a gritos guturais nem blastbeats e melodia a entrar em territórios psicadélicos e quase jazzy em certos momentos. De destacar também as belíssimas "Sore Sight For Eyes" e "Harmonomicon" que mostram uns Intronaut extremamente coesos e com muita vontade de criar desafios a si próprios.

Está também mais que confirmado que a secção rítmica da banda é fortíssima. É, sem dúvida, o esteio do grupo. Nota-se que Joe Lester [baixo] e Danny Walker [bateria] muito aprenderam com Justin Chancellor e Danny Carrey [Tool]. Acrescentam muita profundidade à sonoridade da banda e tudo aquilo que tocam parece encaixar-se às mil maravilhas.

Depois de ouvi-lo vezes sem conta é fácil verificar que não há qualquer momento de "Habitual Levitations" que se possa dizer que seja menos conseguido ou menos bom. Todas as faixas levam-nos numa viagem complexa mas fluida que apenas termina ao final de "The Way Down", outros dos destaques deste registo com o seu fantástico crescendo e groove.

Este disco agradará certamente a muita gente diferente: desde fãs de sludge, stoner, doom, post-rock/metal, rock progressivo e até mesmo jazz. Os Intronaut são cada vez mais únicos no mundo da música. Vê-se que se dedicam a ser melhores a cada disco que passa, preocupam-se com todos os pormenores que envolvem a sua música desde o artwork até à última nota do álbum e conseguem juntar elementos tão variados num só disco de uma forma genial. Acaba por ser um desafio também para o ouvinte mas que será muito bem recompensado. [9/10] M.M.

Data de lançamento: 18 de Março de 2013
Nota de estúdio: bateria gravada por John Haddad; restantes instrumentos por Derek Donley; misturado por Josh Newell.
 Estilo: post/sludge/prog/jazz metal
Origem: Los Angeles (Estados Unidos da América)
Formação: 2004

Alinhamento:
1. "Killing Birds With Stones" (8:02)
2. "The Welding" (6:00)
3. "Steps" (5:43)
4. "Sore Sight For Eyes" (5:30)
5. "Milk Leg" (6:46)
6. "Harmonomicon" (6:31)
7. "Eventual" (6:44)
8. "Blood From A Stone" (3:04)
9. "The Way Down" (8:57)
Duração: 57:18

Elementos:
- Sacha Dunable (guitarra/voz)
- Dave Timnick (guitarra/voz)
- Joe Lester (baixo)
- Danny Walker (bateria)

Discografia:
- "Null" (EP - 2006)
- “Void” (CD - 2006)
- "The Challenger" (EP - 2007)
- “Prehistoricisms” (CD - 2008)
- “Valley Of Smoke” (CD - 2010)
- “Habitual Levitations (Instilling Words With Tones)” (CD - 2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...