photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Lisbon Dark Fest: o rescaldo de um fim-de-semana intenso (com fotos e vídeos)

Terminou, com balanço difícil de discernir, um dos fins-de-semana mais agitados do metal português. Por um lado um público em êxtase por recuperar, mais de uma década depois, os suecos Therion, por outro uma porção que não "perdoou" um rol de peripécias que causou um elevado grau de incerteza, até ao último minuto, sobre a efectiva realização do evento.

O Lisbon Dark Fest aconteceu. Depois de meses de polémica e troca de acusações graves (num cenário de suspense quase à Hitchcock), o festival lisboeta acabou por ter lugar na Voz do Operário, embora com as transformações que já se lhe reconhecem.

Os Therion foram os grandes "sobreviventes" de um projecto que se revelou muito diferente do inicialmente previsto. Como foi amplamente noticiado, a famosa banda de metal sinfónico só confirmou a sua actuação poucos momentos antes de entrar em palco, quando a organização, assumida pela Fábrica da Música, procedeu ao pagamento total do cachet contratualizado.  

Os Therion fizeram chegar toda a sua comitiva na sexta-feira a Portugal. No entanto, no papel de porta-voz, o guitarrista Cristofer Johnsson foi dando conta de várias situações anómalas em relação à organização. Na madrugada de sexta para sábado, mencionavam que não sabiam do paradeiro dos organizadores e que continuava em falta parte do pagamento acordado. Durante a manhã de sábado, vários atrasos se registaram na rota para o local do concerto. Conseguiram concluir o soundcheck e à noite, já com o festival a decorrer, continuava em falta o pagamento integral do montante devido à banda. Por volta das 22h00, Cristofer Johnsson confirmou no seu Facebook a liquidação do pagamento e a banda garantiu assim todas as condições para realizar o seu espectáculo.

Para trás ficam os controversos cancelamentos dos Crematory, Haggard, Finsterforst e Holocausto Canibal, mas, segundo relatam os presentes um pouco por toda a internet, os concertos dos Therion, Ava Inferi, Tears Of Martyr, Secrecy e My Enchantment superiorizaram-se a toda a complexa situação.

No rescaldo do evento, foram já publicadas algumas fotos e vídeos que podem ser vistos nos seguintes links:

Heaven Is Not Too Far (fotos My Enchantment, Secrecy)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...