photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Hypocrisy - "End Of Disclosure"

HYPOCRISY
"End Of Disclosure"
[CD - Nuclear Blast]

Basta olharmos para a cara de Peter Tägtgren hoje em dia para percebermos que é um workaholic. Pain, um estúdio para gerir (ainda que gravando bandas muito selectivamente) e o seu principal leito onde deposita todo o seu génio - os Hypocrisy, claro está. Mais de duas décadas de carreira marcadas por uma evolução evidente e pelo destacamento precursores numa cena de peso. O death metal melódico, épico e aventureiro destes suecos continua vibrante e assina aqui mais um capítulo brioso.

Quando atentamos ao comentário de Tägtgren sublinhando que este disco foi escrito de forma simplista e objectivado para ser um trabalho clássico dos Hypocrisy, somos imediatamente obrigados a concordar (ressalvando que "clássico" aqui não significa recuar aos seus primórdios musicais). E se nas letras são abordadas teorias da conspiração (terão feito descansar um pouco as temáticas alienígenas) temos então uma forma de convergência entre mensagem e música igualmente dinâmicas e assente em dicotomias harmoniosas entre passagens ásperas e ligeiramente mais contidas.

Todos os elementos que fizeram operar um volte-face na carreira do grupo, particularmente a partir de "Catch 22" estão aqui cravados sem excepção. É também o seguimento lógico dos dois últimos "Virus" e "A Taste Of Extreme Divinity". Tägtgren terá também dito que este não é um disco a precisar de muito tempo de gestação para as suas melodias e estruturas entranharem-nos os tecidos, o que se começa a comprovar pelo assombroso tema-título que ganha logo na abertura o epíteto de sério candidato a uma das melhores faixas que o grupo escreveu nos últimos anos. O seu fantástico refrão enlevado pela excelente camada de sintetizadores tornam-no um tema inesquecível. Talvez propositadamente, "Tales Of Thy Spineless" surge logo de seguida e então as coisas seguem um caminho de eficácia tremenda. Esta mais pesada do que a anterior, segue-se-lhe uma bem mais thrashy "The Eye". "44 Double Zero" dá a face mais melódica dos Hypocrisy, bem como "Soldier Of Fortune", enquanto ainda podemos acoplar "Hell Is Where I Stay" e a final e "The Return" como as mais cadenciadas e obscuras deste alinhamento.  

Posto isto, é fácil perceber que a multiplicidade dos tons e atmosferas nas composições dos Hypocrisy continuam uma imagem de marca no seu longo cardápio. É pena que não hajam mais faixas como "End Of Disclosure" por aqui, mas é disto que vivem os Hypocrisy: ora mais imediatistas, ora mais desenfreados e raivosos, ora mais contemplativos, mas a sua música é, acima de tudo, um compromisso de integridade. Sem gerar grande surpresa a nível artístico, assinam sem grande dificuldade mais um disco perfeitamente à altura de manter intocável o seu estatuto de grão-mestres do death metal. [8/10] N.C.

Data de lançamento: 22 de Março de 2013
Nota de estúdio: produzido por Peter Tägtgren nos Abyss Studios (Suécia)
Estilo: death metal melódico
Origem: Ludvika (Suécia)
Formação: 1990
Artwork: Wes Benscoter

Alinhamento:
1. "End Of Disclosure" (4:46)
2. "Tales Of Thy Spineless" (4:36)
3. "The Eye" (5:41)
4. "United We Fall" (4:50)
5. "44 Double Zero" (4:27)
6. "Hell Is Where I Stay" (4:34)
7. "Soldier Of Fortune" (4:51)
8. "When Death Calls" (3:54)
9. "The Return" (6:06)
Duração: 43 minutos

Elementos:
- Peter Tägtgren (voz/guitarra)
- Mikael Hedlund (baixo)
- Reidar "Horgh" Horghagen (bateria)

Discografia:
- "Penetralia" (CD - 1992)
- "Osculum Obscenum" (CD - 1993)
- "The Fourth Dimension" (CD - 1994)
- "Abducted" (CD - 1996)
- "The Final Chapter" (CD - 1997)
- "Hypocrisy" (CD - 1999)
- "Into The Abyss" (CD - 2000)
- "Catch 22" (CD - 2002)
- "The Arrival" (CD - 2004)
- "Virus" (CD - 2005)
- "A Taste Of Extreme Divinity" (CD - 2009)
- "End Of Disclosure" (CD - 2013)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...