photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Svart Crown - "Profane"

SVART CROWN
"Profane"
[CD - Listenable Records]

 photo svartcrown-profanecoverart_zpseaf525ca.jpgOlhando para o que é um percurso a atingir oito anos, é inevitável não verificar com espanto o crescimento dos Svart Crown. Sem grande alarido em seu torno, embora com muita gente atenta ao seu trabalho, o grupo francês começou a evidenciar um poderio musical suficientemente interessante para lhes começar a valer uma intensa agenda ao vivo (tendo já mesmo viajado aos Estados Unidos, sorte que não cabe a todos). Algo de positivo estão, portanto, a criar.

Black/death metal. É verdade que a estreia "Ages Of Decay", de 2008, não tinha qualquer teor desbravante e sugestivo em termos criativos para os fixar automaticamente como uma promessa a morder os calcanhares aos grandes símbolos do género. A margem de crescimento não era evidente e assim se olhava para eles como uma banda puramente mediana. A análise veio um pouco a mudar com o seguinte "Witnessing The Fall", já mais obscuro e contaminado de ideias ligeiramente aventureiras. E quando se fala em aventureiras está-se apenas a destacar a dissonância que bandas como os Deathspell Omega tão bem acalentam na sua música. O resto mantinha-se relativamente previsível. O groove será outra das características que mais ajuda os Svart Crown a desenvolverem um cocktail de ingredientes ácidos e extremistas que, sem darmos bem por isso, criam um balão de oxigénio fulcral para ficarmos colados à sua sonoridade com o prazer masoquista de quem é espancado em todas as partes do corpo (sobretudo na mente).

"Profane" reúne tudo isso, injecta-lhe uma grande dinâmica rítmica e gera uma receita virulenta naquele que é, sem qualquer ressalva, o melhor disco dos Svart Crown. Agora sim, pode dizer-se: o grupo está crescido (e a procissão poderá ainda estar no átrio). Para além dos conterrâneos que já citámos como referência, incluam ainda uns cerebrais Ulcerate mas muito menos técnicos e progressivos. Persiste, no entanto, aqui, toda a escuridão desses mesmos nomes e alguma da sua variedade de cadências e estruturas.

Poderoso, selvático, profano (como não podia deixar de ser) mas com uma acutilância de interpretação e composição absolutamente madura. Um passo de gigante rumo a uma afirmação em larga escala. [8/10] N.C.

 photo svartcrownpromo2013_zps3afb5f86.jpg
Data de lançamento: 22 de Abril de 2013
Nota de estúdio: gravado, misturado e masterizado por Francis Caste nos St. Marthe Studio (França).
Estilo: black/death metal
Origem: Nice (França)
Formação: 2005
Artwork: Stefan Thanneur

Alinhamento:
1. "Manifestatio Symptoms" (1:30)
2. "Genesis Architect" (5:04)
3. "Intern.Virus.Human (4:41)
4. "In Utero - A Place Of Hatred And Threat" (5:05)
5. "Until The Last Breath" (4:55)
6. "Profane" (4:41)
7. "The Therapy Of Flesh" (6:12)
8. "Venomous Ritual" (3:39)
9. "Ascetic Purification" (2:12)
10. "Revelatio: Down Here Stillborn" (5:14)
Duração: 43 minutos

Elementos:
- JB Le Bail (guitarra/voz)
- Clement Flandrois (guitarra)
- Ludovic Veyssiere (baixo)
- Nicolas Muller (bateria)

Discografia:
- "Bloody Crown" (Demo - 2006)
- "Ages Of Decay" (CD - 2008)
- "Witnessing The Fall" (CD - 2010)
- "Profane" (CD - 2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...