photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Pedro Afonso [Gates Of Hell]: «O metal é uma droga saudável»


Em cinco anos colocaram-se no mapa do metal nacional. Thrashcore carburado por um "confronto" de gerações tradicionais e modernas, coadjuvando um movimento em forte crescendo em Portugal. O grande culpado é "Critical Obsession", um contundente álbum de estreia que chegou ao mercado a 22 de Abril pela Rastilho Records. Falta ainda referir que fizeram questão de crescer em palco.

Em declarações à SounD(/)ZonE, o guitarrista Pedro Afonso enaltece a maturidade que banda angariou nos últimos tempos e mostra-se surpreendido com a forma como subitamente subiram em popularidade. "Desde 2008 temos tido bastante que fazer. É verdade que se há quatro ou cinco anos me dissessem que nesta altura estaríamos a trabalhar com a Rastilho Records no nosso primeiro álbum, provavelmente não acreditava", confessa o músico nortenho. "Apostámos nos concertos em grande escala para que a banda conseguisse alguma maturidade. E acertámos em cheio", disse Afonso considerando que autenticamente se "atiraram aos leões".

Pedro Afonso não deixa também de realçar a importância da entrada de "Raça" e Miguel Pinto, até porque se encaixam perfeitamente na sua filosofia de trabalho. "Somos obrigados a trabalhar em equipa e a exigir que todos os elementos trabalhem ao mesmo ritmo."

Ainda sobre a vertente ao vivo, Afonso considera que é no palco que a banda se sente viva e daí ter talhado a sonoridade do seu disco de estreia para esse contexto. "É-nos difícil tocar para uma plateia parada e sem acção, porque gostamos de sentir o público a fazer parte do concerto. Nada melhor do que estar em cima de um palco e sentir o 'vento' na cara do circle pit."

Obsessão, demência, fobia, delírios são alguns dos estados por que passa a personagem vigente no conceito de "Critical Obsession". Um conceito que influenciou toda a estruturação do disco mas que é, no entanto, sustentador de uma mensagem positiva. "'Critical Obsession' é realmente um álbum que proporciona uma libertação psicológica no sentido em que quem o ouve consegue captar uma mensagem de esperança e superação. O metal pode ser considerado uma droga saudável.

Em entrevista a publicar na íntegra em breve na SounD(/)ZonE, Pedro Afonso escalpeliza todos os aspectos ligados à concepção e gravação de "Critical Obsession", sem faltar uma análise aos efeitos da crise no metal e os importantes planos que a banda explana para divulgar o seu trabalho além-fronteiras. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...