photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Burzum: ex-advogado de Varg Vikernes diz que detenção do músico não motiva alarme


John Christian Elden, ex-advogado de Varg Vikernes, considera que existe muito pouca base legal para intentar que o músico norueguês estaria a preparar um atentado. O mentor do grupo de black metal Burzum foi ontem detido com a sua esposa em França como medida de prevenção depois de Vikernes ter proferido vários comentários racistas, xenófobos e anti-semíticos em fóruns e ter adquirido várias armas.

"Esta pessoa, com laços próximos com o movimento neo-nazi, representa uma potencial ameaça à sociedade, tal como manifestou pelas suas expressões na internet", explicou Manuel Valls, Ministro do Interior Francês.

Para além disso, Vikernes constava como uma das pessoas que havia recebido o manifesto de Anders Breivik antes deste perpetrar os atentados de Oslo e Utoya na Noruega, em 2011, e que resultaram na morte de 77 pessoas.

Em buscas já efectuadas pelos serviços de segurança franceses na residência de Vikernes foram encontradas cinco armas, sendo quatro metralhadoras compradas legalmente pela sua esposa que integra um clube de tiro. Segundo o AFP, terá sido este um dos motivos para a detenção, sendo que Vikernes já era vigiado pela polícia há vários anos. "A investigação vai concluir os termos da compra das armas e o seu objectivo", referiu o ministro Manuel Valls.

Varg Vikernes foi condenado em 1994 a 21 anos de prisão por ter assassinado Oystein "Euronymous" Aarseth, guitarrista dos Mayhem, e incendiado três igrejas. No entanto, cumpriu apenas dezasseis, tendo sido libertado em 2009.

O músico explicou que mudou-se "forçadamente" para França há três anos devido a "advogados gananciosos" que diziam que este ainda lhes devia dinheiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...