photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Under The Pipe - "After Sound Comes Silence"

UNDER THE PIPE
"After Sound Comes Silence"
[MCD - Ethereal Sound Works]

Olhando para o longo percurso de Valério Paula, seria afiançável a qualidade inequívoca deste trabalho. Músico desde 1992 e com colaborações que vão desde Ana Malhoa, a membros dos Desire, The Firstborn e Switchtense, para além dos seus Skewer e este que é já o quarto registo dos Under The Pipe, o mentor desta entidade suscita a ideia de que há ainda algum caminho por palmilhar.

Sendo o post-rock uma fonte que tem brotado abundantemente nos últimos tempos - até mesmo em Portugal - saber-se-ia à partida que qualquer investida neste campo teria que ser acautelada. E feita justiça, este não é um trabalho inglório mas percebe-se que alguns problemas de base minam a verdadeira alma que algumas boas ideias aqui sugerem. A começar imediatamente pela produção. Sendo caseira, pressupõe-se algumas limitações, mas a sonoridade de bateria (aparentemente programada) com um rácio de compressão elevadíssimo chega ao ponto de dificultar a audição das harmonias de guitarra e quebra, inevitavelmente, o ambiente etéreo e relaxante que são a grande marca de uma banda do género.

Sendo difícil ignorar a qualidade da gravação e passando apenas à composição, recuperamos a consciência de que passeiam-se boas ideias ao longo destes sete temas, mas talvez não o suficiente para as consideramos à altura de uns Mogwai ou Explosions In The Sky. E se isso for pedir muito podemos olhar até para os nacionais The Allstar Project, Riding Pânico ou Catacombe. Música instrumental com intentos atmosféricos exige camadas sensoriais mais profundas, maior aura e cintilância e outra capacidade para nos embrenhar em cenários paralelos. Até mesmo mais tempo para se poderem desenvolver (sente-se que alguns temas terminam antes sequer de atingirem o seu clímax).

Como conclusão, merece-nos referir que qualquer presunção de experiência do seu autor fica algo beliscada pelo aspecto algo descuidado deste registo sonoro. Se tivermos em conta que não há altura para se aprender, estamos certos que esta jovem entidade tem toda a margem de manobra para progredir. E munida das devidas condições de estúdio pode, definitivamente, ganhar uma nova alma que merece. [4.5/10] N.C.

Data de lançamento: 27 de Maio de 2013
Nota de estúdio: produzido em estúdio caseiro; masterizado por Nicholas Deringa (excepto "Long Way To Die" por Valério Paula).
Estilo: post-rock
Origem: Barreiro (Portugal)
Formação: 2010

Alinhamento:
1. "Why Do You Think In Sadness?" (4:07)
2. "The Sun Born Again" (3:54)
3. "No Need Words" (4:31)
4. "Everything Is Sound" (3:46)
5. "The Music In Our Ears" (4:31)
6. "Long Way To Die!" (6:26)
7. "Minutes, Hours, Days To Rest" (2:43)
Duração: 29 minutos

Elementos:
- Valério Paula (guitarra)
- João Modesto (baixo)
- Igor Pedroso (bateria)

Discografia:
- "Past And Future" (EP - 2011)
- "Start Over Again" (CD - 2011)
- "Fix You, You Are Not Alone" (MCD - 2012)
- "After Sound Comes Silence" (MCD - 2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...