photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Pedro Pedra [Grog]: «Muitas vezes pagámos para tocar»


Pedro Pedra, vocalista dos veteranos extremistas lisboetas Grog, concedeu uma entrevista à turca Krvestreb em que aborda, entre outros assuntos, a forma como eram vividos os primeiros anos de carreira da banda, a sua atitude actual perante o metal, a cena de peso nacional, a partilha de ficheiros e a agenda do grupo para os próximos meses.

Fazendo uma retrospectiva sobre os 22 anos de carreira dos Grog, Pedro Pedra, refere: "Já tivemos muitas experiências enquanto banda, boas e menos boas. Não existe muito apoio à música fora do mainstream. Por isso, quando decides tocar metal, fá-lo normalmente com os seus próprios recursos. Não vivemos da música, temos todos empregos e tocamos, sobretudo, por amor à camisola. Quando a banda era mais nova, o normal era percorrer todo o país e muitas vezes pagámos para tocar".  

Questionado sobre a qualidade das bandas de metal nacionais nos últimos tempos e a dificuldade para desenvolverem o seu trabalho entre-portas, Pedro Pedra mostra-se convicto de que houve evolução e que há muito mais a descobrir para além dos Moonspell. "Está na altura do mundo apoiar a sério o metal português, porque temos grandes bandas em diferentes estilos, desde o heavy metal tradicional ao thrash, ao death, passando pelo black e grindcore. Por outras palavras, existem muito mais pérolas para além dos Moonspell."

Numa altura em que se discute exaustivamente o peso dos downloads no declínio da indústria musical, Pedro Pedra entende que é algo difícil de combater mas que os verdadeiros fãs continuarão sempre a comprar discos. "Para ser sincero, a partilha de MP3 não é o tópico principal para mim. As pessoas que estão por detrás da conversão dos ficheiros digitais ou analógicos para MP3 e todo o circuito que apoia a música, são as principais razões que levam ao consumo massivo desses ficheiros. Muitas editoras, para não dizer todas, trabalham com MP3 quando fazem a promoção das bandas. É aí que começa todo o problema. Também quando se fazem as pré-reservas, muitas vezes são os grupos os responsáveis pela distribuição da música pela Internet. Porquê? Talvez a música se tenham tornado muito cara. Talvez porque toda a gente sabe que 90% do dinheiro vai para as editoras. Talvez a Internet resulte como um primeiro filtro para os fãs ouvirem os temas. Talvez porque existe muito boa música e os fãs querem-na toda. A questão é que a música é cultura e não deva ser acorrentada. Por outro lado, tenho a certeza que quando se toca boa música e os fãs gostam, esses últimos vão comprar o merchandise, vão marcar presença nos concertos e apoiar-te-ão até ao fim. Eu também oiço MP3, atreve-mo a perguntar quem não o faz? Também compro vinis e CDs. Quando encontro a música da minha banda na Internet sei que esta fica disponível para mais pessoas. Será que consigo combater essa tendência? Dificilmente. Por isso, tento concentrar-me no mais importante que é criar a música que mais gosto com os meus companheiros."

Por fim, Pedro Pedra avança que a banda encontra-se a preparar o sucessor de "Scooping The Cranial Inside", de 2011, e que deverão regressar a estúdio no início do próximo ano. "Neste momento encontramo-nos a escrever temas para o nosso próximo álbum e temos realizado alguns concertos em Portugal e Inglaterra. Temos mais datas agendadas para Outubro em Portugal mas agora o nosso principal compromisso é trabalhar no novo disco que pretendemos gravar no início de 2014." 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...