photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - The Mezmerist - "The Innocent, The Forsaken, The Guilty"

THE MEZMERIST
"The Innocent, The Forsaken, The Guilty"
[CD - Shadow Kingdom Records]

São tidos como um dos maiores "mistérios" da música de peso norte-americana dos anos 80. Formaram-se no início da referida década e por um único membro, Tommy Mezmercardo. Pouco mais se sabe para além de que lançaram EPs em 1983 e 1985 e que basicamente se esfumaram, o que deu azo que a estes registos estivessem altamente cotados no eBay.

E para colocar fim a esta espécie de inflação resultante do estatuto de "gemas perdidas", a Shadow Kingdom Records coloca em Setembro no mercado estes dois EPs num único registo. Heavy/doom metal que deve influências a nomes igualmente ancestrais como Coven e Cirith Ungol ornamentado pelo psicadelismo de Paul Chain. Os Mercyful Fate, principalmente no que respeita a vozes, é outro dos motores destes The Mezmerist, enquanto uns Black Sabbath mais arrastados e uns Led Zeppelin menos pesados vagueiam muito por alto por aqui.

Certo é que, à data que foram lançados, estes EPs tinham outro significado. Para além de alguma tentativa frustrada de soarem "fantasmagóricos" (com umas vozinhas agudas a roçar o cómico), pouco há a registar para além do ritmo mais enérgico de "No Family, No Friends" e a endiabrada "The Jam Song", ou a prestação aqui e ali mais característica de Bill Ward (sim, o baterista original dos Black Sabbath) e o baixo virtuoso de Steve Conrad. De resto, escasseiam riffs verdadeiramente memoráveis e coabita um quê de minimalismo amador em vários momentos deste material. Pena que só em "The Jam Song" mostrem verdadeiramente a audácia que provavelmente os ia tornando numa referência incontornável. Outros tempos, é certo, mas ainda assim há gemas muito mais influentes que saíram daquela e de outras eras. [5/10] N.C.

Data de lançamento: 3 de Setembro de 2013
Nota de estúdio: indisponível
Estilo: heavy/doom metal psicadélico
Origem: Los Angeles (Estados Unidos)
Formação: 1980

Alinhamento:
1. "The Forsaken" (3:01)
2. "Dead Ones Cry No More" (6:55)
3. "Arabian Nights" (3:33)
4. "Victim Of Environmental Change" (5:51)
5. "Kingdom Of The Dead" (3:58)
6. "No Family, No Friends" (4:13)
7. "The Jam Song" (8:56)
Duração: 36 minutos

Elementos:
- Tommy Mezmercardo (voz/guitarra)
- Roger Abercrombie (baixo)
- Steve Conrad (baixo)
- Bill Ward (bateria)
- JR (bateria)

Discografia:
- "EP" (1983)
- "EP" (1985)
- "The Innocent, The Forsaken, The Guilty" (CD - 2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...