photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Primal Attack - "Humans"

PRIMAL ATTACK
"Humans"
[CD - Hellxis Records]

Com os Seven Stitches a viveram ainda na ressaca de "When The Hunter Becomes The Hunted", que já data de 2010, ainda que tenham oficializado a escrita de um sucessor em Abril do ano passado, o vocalista Pica parece não dar-se bem com tempos mortos e encetou um novo projecto idealizado pelo guitarrista Miguel Tereso. Daí surge, há cerca de um ano, aquela que pode facilmente traduzir-se numa das bandas mais rápidas a atingir a maturação em solo nacional, à semelhança do que tivemos com os Switchtense, Echidna, Revolution Within, W.A.K.O., entre outros. Para isso contaram ainda com o contributo do guitarrista Tiago Câmara [Spoiled Fiction], do baixista Miguel Miranda e do baterista Miguel Ferreira.

Mas o que provoca tal ebulição? À primeira vista, não se afastam muito do que tem sido a forte tendência interna: thrash metal moderno com forte cariz hardcore, embora esse último elemento não esteja aqui tão presente, sendo suplantado pelo groove típico de bandas como Pantera ou Machine Head.

Do ponto de vista da criatividade não há muito que possamos apontar neste disco. Ao invés, é a precisão da composição (muito desenvolta, ágil e conectada) que resulta num punhado de excelentes riffs e solos (Miguel Tereso poderá ser mesmo uma das maiores surpresas a sair do metal nacional recentemente no que toca à arte de manobrar a guitarra), confluindo para temas de enorme eficácia, sobretudo ao vivo. A relativa simplicidade de alguns riffs e cadências rítmicas são trunfo para essa mesma eficácia, ficando os refrões espampanantes relegados para segundo plano ("Time To Reset" é a faixa que fica mais perto desse efeito).

Apesar de marcos como "Safe And Strong" e "Strange Attraction" pela viralidade dos seus riffs, ou "No Respect" pelo arranque desenfreado da guitarra e uma dissonância a meio que nos remete para o universo de uns Voivod, "Humans" é um disco que vale pelo seu todo e que é capaz de surpreender pela coesão da interpretação, dos arranjos e da produção. Parece evidente que a banda está mais preocupada em criar música que cause estragos ao vivo do que inovar. Essa pode ser uma faca de dois gumes, já que os mais ávidos por algo refrescante poderão sair desiludidos, mas a coesão com que se apresentam, logo num disco de apresentação, faz dos Primal Attack uma das bandas a seguir de perto no plano doméstico. [7.8/10] N.C.


Data de lançamento: 19 de Julho de 2013
Nota de estúdio: não disponível
Estilo: thrash/groove/hardcore
Origem: Lisboa (Portugal)
Formação: 2012

Alinhamento:
1. "Safe And Strong" (4:36)
2. "Strange Attraction" (4:23)
3. "Despise You All" (5:04)
4. "Not Enough" (3:08)
5. "Time To Reset" (4:30)
6. "Mindwalker" (3:57)
7. "No Respect" (4:57)
8. "Road To Nowhere" (3:32)
Duração: 34 minutos

Elementos:
- Pica (voz)
- Miguel Tereso (guitarra)
- Tiago Câmara (guitarra)
- Miguel Miranda (baixo)
- Miguel Ferreira (bateria)

Discografia:
- "Humans" (CD - 2013)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...