photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Músicos Avulso - Carlos Guerra [SERRABULHO]

"Somos poucos e se estivermos separados por estilos dentro do metal, menos nos tornamos"

 photo guerra3_zps0f0139b3.jpg
Com Carlos Guerra à direita
Já não é a primeira vez que o campo é inspirador de tanta devastação - sonora neste caso -, mas também irreverência e descontracção. Três anos de dedicação aos nortenhos Serrabulho e um disco de estreia ("Ass Troubles", editado este mês) a consumar uma paixão pelo metal que, no caso do grunhidor Carlos Guerra, deve tanto ao sarcasmo lírico de Quim Barreiros como ao instinto sanguinário dos Cannibal Corpse ou Lividity. Com nome de iguaria tradicional, os Serrabulho até são liderados por um "mestre" em Francesinhas que encontra nos animais a sua grande paixão. Temível... mas só no palco.  

Data de nascimento e naturalidade?
Nasci a 21 de Junho de 1979 [34 anos] na cidade de Vila Real.

Como descreve a sua terra natal e que sentimentos esta lhe traz? Gosta de ter crescido lá ou se pudesse tinha escolhido outra localidade ou mesmo país para nascer?
Nasci em Vila Real, mas cresci numa aldeia próxima do distrito (Vilar de Maçada), terra simpática, calma... A nível de sentimentos, aqueles habituais de infância sobre brincar com terra, animais, etc.... faziam de mim uma criança feliz. Gostei muito de ter crescido lá, mas sinceramente, nos dias de hoje, não me importava nada de ter nascido noutro país, pois da maneira que está este, dominado por lambões que nos espremem até ao tutano… Mas pronto, é o que temos.

Que traço faz da sua infância? Lembra-se das brincadeiras e traquinices que tinha? Que tipo de miúdo é que era?
A minha infância foi calmita, nunca tive grandes stresses. Era uma criança calminha, não muito rebelde, obviamente com algumas traquinices do género de detestar bonecas e entupir a sanita com as da minha irmã… Eu queria brincadeiras de homem e ela não alinhava e eu ficava furibundo e zás, tudo lá dentro! Entre outras traquinices, mas mesmo em criança era sempre amigo do meu amigo. Até dava os meus brinquedos todos se os visse tristes. Enfim, velhos tempos.

Na escola era um aluno empenhado? Que matérias/áreas mais o entusiasmavam e, por outro lado, quais as que mais detestava?
Fui empenhado até ter que começar a ler livros para poder estudar, pois sempre fui aluno de aprender com o que ouvia nas aulas. Quando tinha de ler é que estragava tudo. Ficava entusiasmado quando falava de coisas que tivesse a ver com planetas e animais, pois foram áreas que sempre gostei e, como quase todas as crianças, sempre detestei Matemática.

Lembra-se de algum momento marcante enquanto estudante? Alguma curiosidade, brincadeira, traquinice, alguma contenda com algum professor?
Sim, um dia um professor mandou-me para rua e eu esvaziei-lhe os pneus. E noutra ocasião o meu primo trouxe uma garrafinha de gás lacrimogénio e eu e um amigo deitámo-lo pela fechadura de uma turma. E foi tudo parar ao hospital com os olhos irritados! [risos]

Concorda com o novo acordo ortográfico?
Óbvio que não concordo. Sinceramente, acho uma verdadeira palhaçada de quem não tem mais nada que fazer.

A sua ligação ao metal surge quando e como?
Ui, isso agora… Lembro-me de em pequeno um primo meu e um vizinho andarem sempre a ouvir Iron Maiden, Guns N'Roses, etc.. Eu ficava fascinado com aquelas capas de álbuns e com os cabelos e sinceramente adorava as músicas. Ainda me recordo de andar com um primo aos saltos com a música nas alturas. Adorava! Fiz umas cópias pra mim e para o meu primo, até que começámos a descobrir umas vertentes de death metal. Então aí foi o delírio total! Aquelas capas de Cannibal Corpse, Morbid Angel, etc., e suas vozes começaram a entrar de uma maneira que acabámos mergulhados nesse mundo. E passados uns anos continuo fiel à camisola.

Como aprendeu a... "grunhir"?
Conforme fui ouvindo death metal fui sempre acompanhando e tentando fazer igual até que comecei a dar uns grunhos idênticos e disse: gosto disto!

Qual foi o primeiro disco de metal que ouviu e o que comprou?
O de metal mesmo foi o "Butchered At Birth" dos Cannibal Corpse, pois já tinha discos dos Maiden e outros há muito. Mas qual foi o primeiro não me recordo, pois era muito novo.

Sempre ouviu metal ou teve aquela fase em que ouvia tudo o que lhe aparecia? Tem, por exemplo, vergonha de certas coisas que ouvia?
Vergonha? Obviamente que não. Eu sempre ouvi todo o tipo de música e nunca critiquei nada. Cada estilo no seu lugar. Obviamente que o metal está por cima, mas tanto me dou num festival de metal como numa disco, desde que esteja com pessoal fixe.

Qual foi o primeiro concerto a que assistiu?
Não faço a mínima.

E o que mais o marcou até hoje e porquê?
Sei lá, mas foi um concerto qualquer na Queima das Fitas em que passei a noite a fazer um combate de flatulência com uma tipa... e perdi!

Qual é a sua grande referência musical e porquê?
O Quim Barreiros. Adoro as suas letras e a capacidade que tem de conseguir fazer letras normais parecerem maliciosas na mente do português.

Quais são as suas habilitações literárias e qual é a sua ocupação profissional?
Tenho o 12º ano e tenho uma loja de animais.

Para si, qual seria a profissão ideal?
Eu tenho a profissão ideal, pois é das coisas que mais gosto no mundo - essas criaturas maravilhosas!

Qual é o seu grande hobby?
Sem dúvida, a música.

Qual a viagem que mais o marcou até hoje e qual o seu destino preferido de férias?
Talvez Cabo Verde... ver aquela miséria toda e mesmo assim encontrar um povo feliz. Um destino preferido? Não tenho. Gostava de conhecer todos os países, mas os Serrabulho ainda não dão milhões. [risos]

Que local ou país deseja mais conhecer?
Tudo o que me falta conhecer na Europa. O Velho Continente tem sítios fantásticos, já conheci bastantes, mas não descanso enquanto não pegar na motinha com um amigo(a) e percorrê-lo todo. Também gostava muito de conhecer os States.

Tem um disco, canção, filme ou série da sua vida?
Não tenho disso. Ainda pensei no "Titanic", mas não vale a pena! [risos]

No sentido inverso; pior disco, canção, filme…
Zé Cabra.

Pratica ou acompanha algum desporto?
Actualmente só headbanging e moshpit.

 photo guerra8_zps6b593633.jpgÉ adepto de algum clube de futebol nacional? Qual?
Sei que vai haver pessoas que já não vão gostar de mim, mas sou do Benfica. No entanto, pouco ligo ao futebol, pois acho perda de tempo. Eles é que o ganham…

Utiliza as redes sociais? Que visão tem dessas e que papel lhes atribui?
Sim, uso o Facebook em grande parte para divulgação da banda. Se for usado com cabeça até se torna bastante engraçado e bom para fazer certas amizade. Assim não sendo, pode funcionar como um descalabro total.

Consome ou já consumiu ilícitos?
Pelo aspecto já, mas na realidade não consumo absolutamente nada de ilícito.

Uma noite perfeita?
Ui, é só haver imaginação! Não posso divulgar aqui a noite perfeita... [risos]

É casado? Tem filhos?
Não sou casado e filhos tenho uns poucos - os meus bichos.

Que facto mais o orgulha e envergonha na história nacional e/ou internacional?
Envergonha-me este país ter governantes de merda que só vêem o bico deles e o povo que se foda.

Acredita em fenómenos paranormais? Já presenciou algum?
Sim, o meu guitarrista [Paulo]! [risos] Acredito e também já presenciei.

E em extraterrestres?
Há uns poucos...

Para si, qual é o maior flagelo mundial?
A fome. E infelizmente cada vez há mais.

Qual é a sua opinião sobre o aborto e o casamento homossexual?
Sou a favor do aborto quando se detecta alguma doença ou deficiência que poderá influenciar a vida toda de uma pessoa e obviamente sou contra o casamento homossexual, muito mais contra a adopção de crianças entre eles. Nenhuma criança tem culpa de ter um pai chamado Pedro e uma mãe chamada Manuel.

Gosta, portanto, de animais? Quantos tem?
São a minha vida. Tenho milhares...

Gosta de videojogos? Qual o seu tipo e/ou jogo favorito?
Já gostei mais, agora não ligo muito. "Super Mario", sempre!

Enquanto músico, qual foi o momento mais marcante da sua carreira?
Quando entrei em palco e havia uma média de 20.000 pessoas à minha frente na Alemanha.

E o mais insólito?
Quando em Chaves toquei para oito pessoas. Mas tanto um como o outro espectáculo foram importantes e especiais.

Arrepende-se de algo que fez na música?
De nada.

Tem ainda algum sonho por cumprir na música?
Há sempre sonhos por cumprir na música...

Qual é a sua banda/artista nacional e internacional preferidos?
Em termos nacionais o Quim Barreiros e internacionais os Lividity.

O que acha da qualidade dos músicos e bandas nacionais?
A qualidade é muito boa e as bandas nacionais são do melhor.

O que acha que falha, se é que alguma coisa falha, no panorama musical nacional? Acha que há qualidade e quantidade de infraestruturas e público suficientes?
Acho que o que falha é mesmo a mentalidade de muito metaleiro actual, pois somos poucos e se estivermos separados por estilos dentro do metal, menos nos tornamos! E sinto que  cada vez há mais “politicas” no metal - religiões, satanás, blá blá blá. Ainda me lembro aqui há uns anos que uma pessoa ia ver uma banda de death metal e encontrava pessoal do black, thrash, etc.… Actualmente, passam a vida a falar mal uns dos outros e quem sofre com isso é o metal a nível geral, pois cada vez tem menos gente nos concertos. Há que apoiar o metal em geral e o que é nacional, pois também cá existe metal do bom.

A Internet é um problema ou uma virtude para os músicos e/ou a indústria discográfica?
Tanto uma virtude como um problema...

É a favor ou contra a pirataria?
Nem a favor, nem contra. Algumas coisas merecem ser pirateadas, outras acho injusto, como, por exemplo, a música - tanto esforço e trabalho para depois não se vender nada.

O que acha dos organismos que gerem os direitos de autor, nomeadamente a SPA?
Uns chulos, completamente!

Concorda com as leis que estão a ser estudadas para combater a pirataria (ACTA, SOPA, etc)?
Concordo, mas nunca irão conseguir combater a pirataria.

O que é que o irrita mais?
Eu estar a trabalhar e alguém a tentar ajudar-me mas a fazê-lo mal feito. Sou um bocado perfeccionista no trabalho.

Qual é a maior surpresa que o podem fazer?
Uma massagem antes de dormir.

Já praticou algum acto de solidariedade? Se sim, qual?
Sim, muitos, quase todos com animais.

Acha que ainda tem algum dom escondido por revelar?
Não, acho que já revelei tudo o que tinha pra revelar.

Prefere o Verão ou o Inverno? O sol ou o frio? A praia ou a neve?
Gosto de todos, cada um no seu lugar. Não gosto de muito frio, nem de muito calor… tudo intermédio. Adoro ir para o rio e para a neve.

Qual é o carro dos seus sonhos?
Ui, são tantos! Mas nada extravagante.

Sente-se dependente do telemóvel?
Completamente! [risos]

Qual é a sua comida favorita?
Azeitonas (nham, nham).

E a bebida?
Whisky.

Sabe cozinhar? Qual o prato que confecciona com maior mestria?
Poucas coisas, mas sei, apesar de não gostar muito. A minha mestria resume-se nas melhores Francesinhas da Península Ibérica!

Qual é o seu maior medo?
Ter uma doença ou acidente que me possa privar de tudo o que vida tem de melhor.

Tem alguma fobia?
Não.

Neste momento está optimista em relação à recuperação económica do país?
Cada vez mais pessimista..

Se pudesse recuar no tempo, até onde e quando recuava? Porquê?
Se pudesse recuar no tempo, recuava até aos meus dezassete anos para tornar a aproveitar a vida da maneira que a aproveitei e que sinto saudades… apesar de não me queixar muito da minha maneira de viver a vida.

Acredita na reencarnação? Em quem ou no que gostava de reencarnar numa outra vida?
Não acredito, mas se pudesse reencarnar que fosse num cão extremamente dócil para as boas pessoas e para os outros cães e extremamente forte e poderoso para detonar todo o tipo de pessoas que maltratam os animais e abusam deles, desde touradas, etc.. Levava tudo na frente! [risos]

É supersticioso?
Não sou.

Para si, como se descobrem as verdadeiras amizades? O que é uma verdadeira amizade?
Quando uma pessoa está mal e precisa de um amigo e ele está presente. Os amigos vêm-se nas más ocasiões... e amigos há poucos.

 photo guerra6_zps25ce0423.jpg
Tem tatuagens? Se sim, qual a que mais sentido tem para si?
Sim, tenho. Nenhuma delas faz sentido. Mas pretendo fazer mais.

E piercings? Se sim, quer revelar onde?
Não tenho em lado nenhum.

Considera-se vaidoso? Que cuidados tem com a aparência e a saúde?
Não me considero nada vaidoso, mas tenho cuidados, principalmente com a saúde. Deixei de fumar por isso mesmo já há quatro anos.

Que tipo de roupa nunca seria capaz de usar?
Meias e cuecas sujas! No dia-a-dia era incapaz de usar roupas justas (como a moda anda agora) e cor-de-rosa ou roupa "apaneleirada". Já com Serrabulho ao vivo isto muda tudo e tudo é legal!

Qual o seu maior defeito e a sua maior virtude?
O meu grande defeito é ser amigo de mais das pessoas até me tornar “burro” e elas abusarem de mim. Quanto à minha virtude, é eu dificilmente ser inimigo de alguém, não gostar de confusões e dar-me bem com todo o tipo de gente sem preconceitos.

www.facebook.com/serrabulhogrind


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...