photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Nebulous: a nova vida dos Endamage para fãs dos Meshuggah, disco de estreia disponível

 photo nebulous_zps9b5ad52a.jpg

Os Nebulous são um projecto composto por elementos de Braga, Guimarães e Porto, com data de fundação em 2012, e que resulta da evolução de vários projectos, nomeadamente dos Endamage.  São uma espécie de reencarnação do referido colectivo, depois de os seus elementos terem operado profundas remodelações na sua sonoridade e aplicarem-lhe um novo conceito. Com excepção do baterista Marcelo Aires [Colosso, Heavenwood, ex-Oblique Rain], os Endamage estão aqui em peso com Snake na voz, Vítor e Pingas nas guitarras e Rui Silva no baixo.

Os Endamage deram por findas as suas actividades em Dezembro de 2012 com a seguinte nota: "Após alguns anos no meio metálico português e depois de algumas alterações a nível de formação, o projecto tomou um rumo diferente daquilo que foi apresentado. Metal, mas com uma abordagem diferente. Ou seja, o grupo continua a existir mas estará no activo com nova identidiade, visto que a continuidade de Endamage não faria sentido".

Foi então ontem lançado o álbum de estreia homónimo dos Nebulous. São nove faixas pautadas pelo experimentalismo, groove e polirritmia de uns Meshuggah (algo perfeitamente distinto do death metal dos Endamage) com gravação de Pedro Mendes nos Ultrasound Studios, em Braga, e mistura e masterização de André Rodrigues em estúdio próprio. Contaram ainda com o apoio do Grave Studio.

"Somos uma abordagem diferente. Algo novo e fresco do que se tem vindo a fazer no panorama nacional", aponta Snake em exclusivo à SounD(/)ZonE. Entretanto, o mesmo explica que tudo se tratou de um processo natural. "É o que gostamos. E como a sonoridade não tem nada a ver com o que fazíamos, decidimos começar do zero e trazer um novo nome, nova imagem, novo despertar. Esse processo todo demorou cerca de dois anos, entre mil músicas e diferentes perspectivas, até chegar ao produto final."

"Nebulous" está disponível para download no Bandcamp e trata-se de uma edição de autor susceptível de ser descarregada gratuitamente. "Esperamos espalhar ao máximo este disco tendo em conta que está tudo no Bandcamp em regime 'Name Your Price', o que significa que pode ser adquirido sem encargos monetários. Isso dá-nos uma amplitude a nível de divulgação internacional que de outra forma seria complicado. A ideia é combater a indústria com a Internet para sermos conhecidos e aí sim surgirem as oportunidades. Os tempos são outros, temos que nos adaptar", argumentou Snake.

"Nebulous" apresenta ainda um conceito baseado numa personagem que se isola da sociedade para tentar descobrir e perceber o significado da vida na sua forma mais natural. "As coisas tornam-se complexas. Ideais, necessidades e crenças tornam-se questionáveis. O fim? Sonho? Realidade? Tu decides", lê-se em comunicado.

O artwork de "Nebulous" é concebido por David Rodrigues, incluindo uma banda desenhada que acompanha este lançamento.

Os Nebulous fazem a primeira parte dos noruegueses Leprous e dos polacos Blinded a 1 de Novembro no TOCA, em Braga.









 photo nebulouscoverCD_zps6f0ef44a.jpg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...