photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Haven Denied: «Emptiness» é novo videoclip, banda explica conceito em exclusivo

 photo havendenied3_zps58542850.jpg

"Emptiness" é o título do novo single e videoclip dos bracarenses Haven Denied. A banda da cidade dos arcebispos produziu este trabalho com a Chiaroscuro - Indústria dos Videoclips, com realização de Filipe Almeida e direcção fotográfica de Hélio Ribeiro.

Em exclusivo para a SounD(/)ZonE, o vocalista Luis Cerqueira abordou o contexto estético e simbólico de "Emptiness".

A música:
"Esta música fala-nos de 'Emptiness' que, procurando uma tradução não literal e mais fidedigna, significa 'a não existência intrínseca' que a tudo poderemos apontar. Procura transmitir a ideia de que só poderemos encontrar a realidade última se apontarmos a seta da nossa atenção para a nossa própria descoberta, enquanto seres e na busca do próprio propósito da vida. 'Emptiness' desdobra-se numa espécie de diálogo interior que culmina em apoteose no refrão, assim que o sujeito começa a concretizar essa mesma realidade. Trata-se de uma música cheia de contrastes, reflectindo o carácter dessa busca. À medida que a música se desenrola, como se de uma batalha se tratasse, o sujeito vê-se a contrabalançar entre a paixão e o medo, momentos de clareza e confusão. Apesar disso, a mensagem é de esperança e de confiança e termina com a certeza de um destino seguro.

O vídeo:
"'Emptiness' trata de um tema de difícil discussão e apresentação, já que atravessa o domínio da crença. A linguagem visual utilizada visa, por um lado, apresentar a performance da banda e, por outro, mostrar momentos contemplativos e meditativos das personagens. Há uma nuance quase óbvia entre a banda, a música, as imagens e os cenários das personagens. Esse contraste procura levar o espectador ao entendimento de que, apesar da calma aparente dos ambientes circundantes, a nossa cabeça pode estar numa imensa confusão e intensa procura. Tudo se resolve nos momentos do refrão. Interessante reparar nesse contraste novamente. Toda a informação audiovisual transmitida pelos performers é, em certa medida, sintetizada pela expressão facial das personagens. Há uma série de mensagens 'subliminares' em linha com o assunto tratado, tanto a nível da forma, cor e movimentos utilizados. O refrão, pela sua natureza, apresenta-se com planos mais abertos, movimentos mais solenes e uma explosão de cor. As restantes partes da música são pautadas por planos estreitos, mudanças rápidas e cores mais esbatidas e frias, próprio do contraste referido. Há muito a dizer sobre esta temática mais formal mas estes são, sem dúvida, os traços mais marcantes."

Os Haven Denied continuam empenhados na preparação do seu quinto álbum que sucederá a "Illusions - Between Truth And Lie", editado em 2011.

Os Haven Denied formaram-se em 1999 e definem a sua sonoridade como uma mistura de thrash metal, metalcore e metal progressivo. Do seu catálogo constam ainda as edições de "Haven Denied", de 2006, "Symbiosis", de 2009, e "Unplugged", de 2011.  



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...